Como regularizar carro de leilão?

Compartilhar

Com o crescimento dos leilões no Brasil, os consumidores encontraram maneiras fáceis para comprar um veículo seminovo ou usado. Esse tipo de aquisição possibilita encontrar automóveis com preços mais baixos, porém, existem dúvidas sobre como regularizar um carro de leilão. 

Após a aquisição do carro, o participante deve providenciar a transferência de titularidade e regularizar a situação do automóvel. Além disso, o leilão deve fornecer todas as características do carro anunciado. 

Com isso, a aquisição se tornará segura e não causará transtornos no futuro para o novo proprietário do automóvel. Confira a seguir como legalizar um carro de leilão e saiba, inclusive, quais os documentos que você precisa apresentar.

Onde ir para regularizar carro de leilão?

Após comprar um carro de leilão, você deve comparecer ao Detran da sua cidade e iniciar o processo de legalização do veículo. Contudo, antes da legalização, é preciso considerar alguns fatores para trazer segurança ao negócio, como:

  • Analisar o estado de conservação do automóvel;
  • Fazer a inspeção veicular;
  • Conferir o histórico do carro para identificar pendências;
  • Checar a documentação do veículo.

Se a documentação do veículo estiver em dia e não apresentar impedimentos para o veículo circular, você não terá dificuldades na hora de legalizar o seu automóvel. 

Devo procurar órgãos estaduais para regularizar? 

Você deve procurar um posto do Detran para regularizar o carro ou iniciar o procedimento pelo portal do órgão na internet. Contudo, é possível fazer a legalização nos sites de credenciadas. 

Dessa forma, poderá contar, ainda, com as seguintes vantagens:

  • legalização por um órgão autorizado pelo Governo Federal;
  • transparência nos serviços;
  • pagamento das taxas conforme o valor tabelado para as regiões do Brasil;
  • tempo estimado de até 90 dias para a transferência de propriedade.

No entanto, será necessário procurar um cartório para autenticar a assinatura do vendedor e do comprador no Certificado do Registro Veicular (CRV). Em seguida, deve ser feito o agendamento para a perícia veicular em um posto credenciado pelo Detran.

Veja o passo a passo para regularizar o seu carro

Para não existirem impedimentos para circular com o seu carro de leilão, você deve acompanhar os seguintes passos:

  • Pagar o IPVA e o DPVAT (se não foram pagos pelo antigo dono) e as taxas para a legalização;
  • Comprovar o pagamento das taxas;
  • Apresentar os documentos exigidos pelo Detran;
  • Por fim, poderá imprimir o licenciamento digital. 

Os documentos devem ser originais se a legalização for feita pela internet. Por outro lado, você deve apresentar, também, as cópias no atendimento presencial do Detran.

Documentos necessários

Para dar continuidade na legalização do veículo de leilão, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Desbloqueio de sinistro (se existir);
  • Auto do leilão;
  • Nota fiscal de compra;
  • Documentos pessoais, como identidade, CPF e comprovante de residência;
  • Carteira Nacional de Habilitação do comprador;
  • Certificado do Registro Veicular (CRV);
  • Certificado de Segurança do Veículo (CSV);
  • Laudo de vistoria técnica;
  • Comprovante do pagamento das taxas ou débitos do automóvel;
  • Duas cópias do Formulário Renavam.

Feito isso, poderá certificar o automóvel, porém, para não atrasar o processo, todos os documentos devem ser apresentados. Além disso, as regras para a legalização podem variar conforme o Detran dos estados brasileiros. 

Em quanto tempo consigo a documentação?

O prazo para receber a documentação do carro de leilão pode ser rápido, contudo, dependerá da ação do comprador para regularizar o seu automóvel. 

Ou seja, se iniciar rapidamente o processo para a transferência, em menos tempo será finalizado, pois não existe um prazo definido para a emissão dos documentos.  

Saiba o que é o Certificado do Registro Veicular (CRV).

Prazo para entrega do documento

Ao arrematar o veículo do leilão, o comprador deve providenciar a legalização em até 30 dias após a compra. Contudo, se não existirem atrasos na regularização, o processo pode ser concluído em até 90 dias. 

No entanto, o Detran não estabeleceu um tempo hábil para concluir a titularidade, pois as regras do órgão podem ser diferentes em outras regiões. 

Como consultar o histórico de um carro de leilão?

O documento pode ser acessado pelo portal do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Para isso, basta informar a placa ou o Renavam do veículo. Assim, será possível identificar a procedência do carro ou se existem impedimentos para o veículo rodar. 

Lembre-se que também é possível consultar documentos de carro online!

Carro de leilão vale a pena?

Se você pretende comprar um carro usado ou seminovo, o leilão pode ser uma excelente opção, por oferecer preços mais baixos. Para tanto, é possível escolher um automóvel com até 50% de desconto sobre a tabela FIPE. 

Além disso, a Sodré Santoro, que atua no mercado desde 1979, oferece um vasto catálogo com diversas ofertas de automóveis. A empresa informa as características completas dos automóveis e dá um excelente suporte para tirar as dúvidas dos seus clientes. 

Por isso, participe dos leilões da Sodré Santoro e compre o seu veículo novo. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas sobre como regularizar o carro de leilão.


Conheça a Sodré Santoro.

Créditos imagem de capa: iStock.com/sasunbughdaryan

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.