Os carros mais vendidos nos três últimos anos

Para quem deseja investir em veículos, é importante ficar atento ao comportamento do mercado. Afinal, ao saber quais são as principais preferências dos consumidores, fica mais fácil optar por um modelo de veículo que seja mais fácil de repassar. Por isso, a lista com os carros mais vendidos é tão importante para quem busca um investimento mais seguro.

Apesar das listas levantarem dados sobre carros novos, de primeiro emplacamento, são dados que revelam o comportamento do consumidor e os veículos preferidos dos brasileiros: informações importantes para a revenda.

Além disso, para as pessoas que buscam adquirir um modelo em leilão de veículos, prestar atenção a essa lista pode tornar a sua aquisição mais econômica.

Para entender ainda melhor quais são os carros preferidos entre os brasileiros no momento de adquirir um automóvel, separamos o ranking de 2018, 2019 e o ranking parcial de 2020. Veja abaixo e saiba quais são os carros que são vendidos com maior facilidade no mercado.

Considerando as listas divulgadas pelo Guia Quatro Rodas, Auto Esporte, e Autoo, chegamos nos seguintes rankings: 

Os carros mais vendidos em 2018

  1. Chevrolet Onix?
  2. Hyundai HB20
  3. Ford Ka
  4. Volkswagen Gol
  5. Chevrolet Prisma
  6. Volkswagen Polo
  7. Renault Kwid
  8. Fiat Strada
  9. Fiat Argo
  10. Jeep Compass

Os carros mais vendidos em 2019

  1. Chevrolet Onix
  2. Ford Ka
  3. Hyundai HB20
  4. Renault Kwid
  5. Volkswagen Gol
  6. Fiat Argo
  7. Fiat Strada
  8. Chevrolet Prisma
  9. Volkswagen Polo
  10. Jeep Renegade

Os carros mais vendidos em 2020 até o momento

  1. Chevrolet Onix
  2. Hyundai HB20
  3. Ford Ka
  4. Volkswagen Gol
  5. Renault Kwid
  6. Fiat Argo
  7. Fiat Strada
  8. Volkswagen Polo
  9. Jeep Renegade
  10. Fiat Toro

Os grandes sucessos do mercado automobilístico

Conforme os rankings acima, alguns dos modelos aparecem bem colocados nos três últimos anos. Este é o caso do Chevrolet Onix, do Hyundai HB20, do Ford Ka e de alguns outros modelos.

A tendência é que esses veículos continuem aparecendo nas listas dos mais vendidos para os próximos anos, com as montadoras trabalhando em versões especiais destes mesmos modelos, como acontece com o Chevrolet Onix Plus, uma versão que traz ainda mais estilo e conforto para os motoristas e seus passageiros.

As preferências entre os brasileiros

A lista dos mais vendidos também revela qual é o estilo preferido entre os brasileiros no momento de adquirir um veículo. De acordo com o TOP 3 dos últimos três anos, os carros com maior espaço interno, incluindo um porta-malas de ampla capacidade, fazem a diferença nas concessionárias.

Alguns modelos compactos também têm ganhado mais atenção. Perfeitos para quem costuma trafegar nas grandes cidades, esses modelos são práticos e econômicos, ideais para quem deseja unir conforto e simplicidade em seus passeios ou atividades comerciais.

Modelos com tração 4×4, indicados para quem gosta de pegar estradas em diferentes condições, também costumam aparecer entre os mais vendidos, mostrando a versatilidade da paixão por veículos entre os brasileiros.

Há ainda os veículos que são considerados grandes clássicos e que, mesmo com um valor acima da média, possuem um apelo maior entre os consumidores, tanto pela qualidade que apresentam, quanto pela ideia de status e elegância.

Por que saber quais são os carros mais vendidos

Classificados entre os preferidos dos consumidores, quem deseja comprar um veículo que seja mais simples de revender no mercado de automóveis usados ou seminovos pode ficar atento a essas informações.

Já para as pessoas que pretendem adquirir carros em leilões, seja para uso próprio ou para investimento, a lista dos carros mais vendidos pode ajudar a escolher o melhor modelo, com maiores chances de retorno financeiro.

Como comprar carros com mais economia

Seja para quem deseja trocar de modelo ou adquirir o primeiro veículo, podem aparecer várias dúvidas na hora de escolher a melhor opção. Afinal, além de diversos modelos, deve-se ainda escolher entre carros novos, seminovos ou usados e as formas de aquisição, que podem ser à vista, financiamento, consórcio ou leilão.

Entre essas formas de aquisição, o pagamento à vista, ou arrematar um veículo em leilão, são as melhores maneiras de gastar menos ao comprar um automóvel. No caso do leilão, é possível encontrar carros de maior valor com lances mínimos bastante abaixo do que é visto no mercado de veículos novos e usados.

Os carros de leilão costumam ser mais baratos, considerando o valor de mercado. Contudo, isso não significa que são carros danificados. Apesar de alguns veículos terem passado por sinistro, muitas vezes, são veículos em bom estado, advindos de contratos de financiamento (rompidos por falta de pagamento). Há, ainda, os carros de sucata, que podem ser adquiridos por empresas especializadas que desejam peças originais  para a manutenção de outros modelos.

É importante avaliar qual é a melhor opção de acordo com o que você busca e também pelo seu interesse com o carro, garantindo que ele atenda às suas principais necessidades do dia a dia.

Tamanho dos veículos

Algumas pessoas podem ficar em dúvida entre escolher um modelo mais barato – e menor – ou um modelo maior – com um preço mais elevado. É por isso que, ao buscar um carro com mais economia, deve-se pensar também em quais são as suas necessidades como motorista.

Se você precisa de um espaço interno mais amplo, seja para o transporte de objetos ou para acomodar mais pessoas, ao optar por um veículo menor, mesmo que ele seja mais barato, você precisará frequentemente optar por outras alternativas para se locomover com conforto e segurança.

Ou seja, o mais econômico, em muitos casos, é procurar a opção mais eficiente de acordo com a sua necessidade.

O que você precisa fazer para adquirir o melhor veículo

Para comprar os melhores modelos de veículos e fazer uma boa aquisição, é importante procurar algumas informações sobre o modelo. Quando você opta por comprar um carro de leilão, por exemplo, é possível encontrar no edital as principais informações sobre o item, garantindo que você faça uma compra mais segura.

Para saber mais sobre os melhores carros para revenda e o que você precisa fazer ao adquirir um automóvel, como, por exemplo, sobre a transferência de veículo, veja as outras publicações aqui da Sodré Santoro e prepare-se para comprar o carro que você deseja!