O que significa um lance condicional no leilão?

Se você já tem alguma experiência com leilão já deve ter visto ou ouvido o termo “lance condicional”. Se for um iniciante e pretende conhecer este mercado, então com certeza ainda verá essa expressão.

Em ambos os casos é importante entender o que significa um lance condicional, para que não surjam dúvidas na hora de participar de um leilão, seja ele presencial ou online.

 

Entenda o que é um lance condicional

Quando um bem vai a leilão, seja um veículo, imóvel ou qualquer outro item, o vendedor estipula um valor mínimo para venda.

O lance condicional acontece quando o valor do lance ofertado é inferior a este preço mínimo de venda definido. Nestes casos, o lance condicional é recebido pelo leiloeiro e enviado para análise da empresa vendedora, que pode aprovar, rejeitar ou enviar uma contra oferta.

 

Como você deve proceder se possuir um lance condicional

Quando ocorre esta situação, é preciso aguardar a resposta da empresa vendedora. Caso ela envie uma contraproposta, você será informado para que decida se aceita ou não.

Caso ela aprove a oferta, será preciso efetuar o pagamento dentro do prazo previsto e o processo segue como de costume, se ocorrer o contrário e a oferta não for aceita, você é informado e poderá participar de outros leilões.

De qualquer maneira, é importante, antes de participar de qualquer leilão, consultar as informações e prazos sobre o lance condicional nas condições de venda.

Para conhecer outros termos do mercado de leilões continue navegando pelo nosso Blog e acesse outros artigos.