O Que é Renavam e Qual a Sua Utilidade ?

No universo de carros e motos, existem alguns documentos que são indispensáveis para o motorista ter em dia, como a CNH e o famoso Renavam. 

Mas, afinal, você sabe para que eles servem? Para sanar suas dúvidas, separamos tudo o que você precisa saber sobre esse documento.

Explicando o Renavam

Renavam é a sigla para Registro Nacional de Veículo. De forma bem simples e direta, ele é uma espécie de RG do seu veículo. Com ele, é possível conhecer todo o histórico do carro ou moto, como dados sobre a fabricação, licenciamento, multas e até o descarte. 

Essas informações são de posse do Denatran, que as distribui para os Detrans de cada estado brasileiro. 

O Renavam é um número único, feito para cada veículo. Seu número é realizado ainda no primeiro registro do carro ou moto pelo Detran, no estado onde o proprietário reside. 

Assim como a CNH, é importante manter o Renavam sempre em posse quando estiver dirigindo, pois em caso de acidentes ou imprevistos com o veículo, ele será exigido pelas autoridades. 

Ainda, o Renavam é um número único para cada veículo, não sendo possível sua reutilização – mesmo quando o veículo em questão for descartado.

Qual a importância do Renavam?

Como dito, o Renavam armazena todas as informações importantes sobre o veículo. Logo, caso o motorista tenha alguma dúvida relacionada a multas, por exemplo, por esse código é possível conferir essas informações.

Além disso, em caso de blitz ou paradas policiais, ter o Renavam em mãos garante a segurança do motorista e também do veículo.

Com o número do Renavam, também é possível checar com facilidade se o IPVA do veículo está em dia ou não. 

Outro ponto importante do Renavam é que ele possibilita conhecer todo o histórico do carro. Isso se transforma em um divisor de águas na hora de comprar um veículo que já teve um dono anteriormente. 

Por exemplo, se você tiver interesse em comprar um veículo seminovo ou usado, com o número do Renavam é possível checar se o automóvel possui alguma pendência, multa ou histórico duvidoso.

Como consultar o Renavam

Para consultar o Renavam de um automóvel, é só acessar o site do Detran com o código em mãos. 

Basta criar uma conta no Detran e incluir a numeração. Assim, o dono do veículo terá acesso a todos os dados, como restrições, vistorias e débitos. No caso de não tê-lo, é possível realizar esse procedimento com os números da placa do veículo, o que é a opção indicada caso seu interesse seja comprar um carro seminovo ou usado.

Também é possível realizar a consulta do número do Renavam pessoalmente, nas sedes oficiais do Denatran ou Detran. 

Para isso, é necessário comparecer no local com os documentos pessoais do proprietário do carro, como RG, CPF ou a própria CNH.

Checando multas pelo Renavam

Ficou na dúvida se o sinal estava aberto? Não percebeu o radar? Não se preocupe!

Por meio do número do Renavam, é possível identificar se o seu veículo foi multado e evitar surpresas. 

Para isso, basta acessar o site oficial do Detran com o número em mãos. Lá, existe a opção “Consulte suas multas”, que mostrará para o motorista se o seu veículo cometeu alguma infração de trânsito. 

No site também é possível checar se existem outras pendências, como o pagamento do IPVA.