Carros de leilão: como fazer um bom negócio seguindo 3 dicas

Compartilhar

Já imaginou trocar de automóvel sem gastar muito? Com o leilão de carros é possível! 

Essa categoria de compra é repleta de vantagens para o motorista, e nós separamos um conteúdo completo com dicas imperdíveis de como se dar bem ao dar aquele lance final.

Antes de tudo, é importante esclarecer como funciona um leilão de automóveis. 

De forma simples e direta, é a uma maneira de adquirir um bem pelo valor que você está disposto a pagar. No caso dos automóveis, os itens que estão disponíveis para lances são carros que foram danificados ou recuperados de roubos pertencentes às seguradoras, ou recuperados pelas financeiras por falta de pagamento. Ainda há também os provenientes de frotas.

Os participantes interessados realizam lances e o de maior valor leva o veículo para casa. Dito isto, está na hora das dicas! 

Os detalhes são importantes

Existem diversas modalidades de leilão, e é possível encontrar inúmeros veículos – muitos em ótimo estado e outros que necessitam investimentos em consertos e reformas. 

Logo, é de suma importância prestar muita atenção aos detalhes. 

Leia com atenção tudo o que o edital do leilão informa sobre o veículo e as observações relacionadas ao carro. Se possível, verifique se ele possui alguma documentação atrasada, multas, seguro obrigatório e IPVA. É interessante olhar o carro pessoalmente também. 

Assim, você garante que o veículo de interesse realmente cumpra seus desejos e necessidades. 

Os automóveis a serem leiloados podem vir de diferentes origens, portanto, é recomendável ficar atento. Normalmente, há ótimas oportunidades para encontrar um veículo em bom estado e que não irá te causar problemas em leilões provenientes de financiamento e de frota. 

Os veículos de financeira (leilão BV financeira) são aqueles que uma vez foram financiados, mas não foram quitados pelo comprador. Já os de frota são de empresas que estão renovando seus veículos, inclusive aqueles utilizados por executivos e diretorias. Nas duas situações, existem grandes chances de encontrar um carro bem conservado.

Fique atento ao seu orçamento

Antes de se aventurar nos lances, é importante checar se o veículo que está sendo leiloado está em um preço justo. 

É possível verificar facilmente o valor de mercado do modelo do automóvel. 

Outra dica importante é estabelecer, antes de realizar qualquer lance, quanto você está disposto a desembolsar no leilão. Dessa forma, você terá controle total dos seus gastos e saberá seus limites.

Tenha mais uma carta na manga

Com o crescimento dos leilões de automóveis, alguns lances podem ficar cada vez mais competitivos. 

Portanto, é indicado para o comprador ter mais de uma opção em vista – principalmente se há pressa para comprar o carro. 

Acompanhe as atualizações no site do leiloeiro e separe pelo menos três opções de veículos de seu interesse. Assim, caso não tenha sucesso em um lance, terá mais duas outras chances para arrematar o seu carro.

Para mais dicas e explicações sobre o universo de leilões de carros, acompanhe nosso blog e acesse nosso site para conferir os próximos veículos que serão leiloados.

Créditos imagem de capa: iStock.com/baona

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.