Sucata no meio ambiente: tudo o que você precisa saber

Compartilhar

Leilão de sucatas: cuidados com o meio ambiente

Para quem ainda tem dúvidas, os cuidados com a natureza têm sido cada vez mais requisitados, e isso também se aplica ao leilão de sucatas. Por meio dessa iniciativa, torna-se possível remover materiais agressivos do meio ambiente e transformá-los em materiais necessários para a construção ou composição de novas peças.

Por meio das organizações que promovem leilões, assim como a Sodré Santoro, é possível encontrar um canal regular para que as empresas consigam vender sucata. Dessa maneira, não será mais necessário descartar peças de metal ou outros materiais no lixo, disponibilizando-os para quem realmente tem interesse.

Em um leilão de sucata, também é possível encontrar muitas empresas de reaproveitamento de peças ou de reciclagem, pois esses materiais são arrematados por empresas que seguem normas e leis de reciclagem, aproveitamento, comercialização e descarte. Dessa maneira, fica fácil ter uma fonte constante para os insumos de seu negócio. Assim, além de ajudar o meio ambiente, é possível fazer com que a economia continue girando adequadamente.

Legislação ambiental

De acordo com a Lei Federal 12.305/2010, todos os resíduos de sucata devem ser descartados de maneira adequada. Entre os vários tipos de indicações para o descarte de materiais, é importante lembrar que toda empresa de sucata deve ficar responsável pela destinação apropriada dos resíduos.

Dentre alguns compromissos e ações que precisam ser tomados, estão:

  • não colocar os resíduos em rios, mares e lagos;
  • fazer um bom direcionamento da sucata para centros de triagem/reciclagem;
  • realizar maior controle do destino das sucatas;
  • prezar por um tratamento adequado em caso de sucatas especiais;
  • fazer uma análise refinada do tipo de sucata, de acordo com seu risco de contaminação.

Para leilão de sucatas, somente empresas credenciadas junto à repartição de trânsito competente podem dar lances e adquirir esse tipo de bem. Quando a empresa cumpre com todas essas obrigatoriedades, a compra e a venda de sucata pode acabar se tornando um negócio extremamente rentável, o que acontece em um leilão de sucata. Além de melhorar as condições do meio ambiente, ainda será possível lucrar em cima disso.

Reciclagem e leilão de sucatas

Ainda que muitas pessoas tenham um acesso extremamente fácil à informação, é comum que uma boa parte delas não tenha o conhecimento adequado para realizar o descarte de alguns tipos de materiais. O ferro-velho é um dos principais exemplos desse tipo de problema ambiental.

É por isso que o leilão de sucatas se mostra tão importante. É uma opção interessante para dar a destinação correta para quem entende e sabe manusear esses materiais. Quanto mais empresas investirem em eventos como esses, mais será possível evitar o acúmulo de impurezas na natureza e também incentivar a produção de itens com base em material reciclado.

Gostou deste conteúdo? Leia mais textos interessantes no blog da Sodré Santoro!

Crédito imagem de capa: iStock.com/rkankaro

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.