Oficina de carro: como escolher uma de confiança para seu carro?

Compartilhar

Os proprietários de carro sabem muito bem que, quando o veículo apresenta um problema, o mais indicado é ter uma oficina de confiança. Seja um pequeno empecilho, como um arranhão, ou problemas mais sérios, como um motor batido, o ideal é que você saiba exatamente para quem ligar na hora do aperto.

Abaixo, você pode conferir algumas das principais dicas sobre como escolher uma oficina de confiança para o seu carro e evitar possíveis dores de cabeça.

Reputação

Da mesma maneira que você deve fazer com qualquer outro setor, é sempre importante verificar a credibilidade de uma empresa. Esse é o primeiro passo antes de qualquer outro. Com a tecnologia à nossa disposição, procure na internet mais a respeito de determinado estabelecimento, veja a opinião de alguém que já tenha experimentado os serviços e garanta maior segurança.

A maneira mais simples de conseguir saber a respeito da reputação de uma oficina é, justamente, ligando para o Procon. Durante a chamada, você pode perguntar acerca de registros de reclamações, além de verificar como anda a garantia da empresa.

SINDIRE

Outra opção que poucos condutores sabem é que, antes mesmo de ligar para o Procon, você pode fazer uma ligação para o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado. Ele corresponde a um órgão regulamentador, capaz de certificar oficinas com um padrão de qualidade relacionado à manutenção veicular.

Em seu site oficial, você ainda consegue ter acesso a um catálogo de oficinas que possuem suas credenciais cadastradas. Assim, fica muito mais fácil saber quais delas estão dentro de um nível de qualidade antes estabelecido. Para saber se o órgão está presente em seu estado, basta procurar na internet.

Preço

Antes de adquirir um produto, é muito comum que você faça uma comparação entre preços. Com uma oficina, não poderia ser diferente. Além de conseguir destacar preços abusivos, você ainda tem a oportunidade de conseguir encontrar um local com o preço mais acessível para o seu bolso.

Faça uma pesquisa bastante geral, criando uma média de preços por serviços disponibilizados nas oficinas. Assim, você poderá evitar pagar um valor que esteja colocado de maneira irregular e também poderá pagar um preço justo por todos os serviços que serão realizados no seu veículo.

Nota fiscal

Sempre que realizar qualquer compra ou reparo para o seu carro, ou para si mesmo, nunca esqueça de exigir a nota fiscal. É por meio dela que você tem uma garantia, caso algo volte a dar errado. Preserve-se!

Detalhamento

Por fim, você precisa ficar de olho no detalhamento dos orçamentos oferecidos por cada uma das oficinas envolvidas na pesquisa. Assim, o documento irá conter o valor da mão de obra em cada um dos itens, além do preço dos equipamentos que deverão ser substituídos, caso haja algum problema nas peças.

O ideal é que, neste tópico, você também siga a instrução anterior. Faça orçamentos em oficinas diferentes. Não será preciso aceitar um reparo logo de cara, porque pode acabar pagando bem mais caro por um mesmo serviço de qualidade semelhante. Lembre-se sempre de pensar no custo-benefício.

Crédito imagem de capa: iStock.com/standret

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.