Leilão confiável: compre seu carro em segurança

Compartilhar

Muitas pessoas sonham em comprar um veículo barato, por isso, recorrem aos leilões, que oferecem as melhores ofertas. No entanto, existem dúvidas sobre um leilão confiável para comprar carro com segurança.

O leilão de automóveis é atrativo e pode oferecer diversas vantagens aos compradores. Porém, é importante ter atenção antes de fechar uma compra, assim você não errará na escolha do seu carro. 

Para saber se um leilão é correto, o comprador precisará conferir a reputação do leiloeiro no mercado e saber se as ofertas são reais conforme os anúncios. Dessa forma, é possível fazer uma participação segura e que traga um bom custo/benefício.

A Sodré Santoro preparou este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas e explicará, também, como participar de um leilão seguro, confiável e com um excelente atendimento. 

Como saber se um leilão é confiável?

Se você quer participar de um leilão e não tem experiência no assunto, deve considerar alguns fatores que podem impactar na sua tomada de decisão. Dessa forma, não terá preocupações ou problemas no futuro.

Para saber se o leiloeiro é confiável e possui uma boa reputação no mercado, saiba a seguir o que deve analisar.

Nome 

Confira a grafia da marca do leiloeiro, pois os sites mal-intencionados costumam usar termos muito próximos para enganar os clientes. 

Mercado

Outro ponto importante é o comportamento do leiloeiro no mercado. Para conhecer sobre a reputação desses profissionais, pesquise por opiniões públicas e descubra se existem reclamações ou acusações de golpes.  

Se tiver dúvidas, entre em contato com a empresa, porém, confira se o endereço do estabelecimento e os canais de comunicação estão corretos. Caso não estejam, desconfie. 

Pagamento

Nenhum leilão cobra os pagamentos antes da realização dos pregões. Por isso, não pague taxas, tributos ou qualquer sinal para participar dos leilões. 

Além disso, é importante afirmar que os pagamentos dos lances devem ser feitos, unicamente, à vista. Portanto, não aceite as condições de parcelamentos ou financiamentos. 

Edital

O edital é o cartão de visitas do leilão e deve conter todas as características dos veículos ofertados. Portanto, compare as informações do edital com os anúncios do leiloeiro. 

A Sodré Santoro apresenta um catálogo completo sobre os carros de leilão.

Dúvidas

Não deixe de contatar a empresa de leilões caso tenha dúvidas. Pergunte tudo sobre as características do leilão e dos veículos, assim terá mais segurança para dar os seus lances. 

Redes sociais

As redes sociais se tornaram um dos maiores meios de comunicação, por isso, é possível conferir a procedência de um leilão na internet. Localize se existem perfis do leiloeiro e confira as publicações dos usuários. 

Quais são as fraudes mais comuns no mercado de leilões?

Os falsos leiloeiros apresentam informações que parecem reais sobre os leilões, contudo, escondem armadilhas para os clientes sem experiência. Podem ocorrer golpes nas seguintes formas:

  • Carros clonados;
  • Veículos com placas e chassi adulterados;
  • Débitos em órgãos públicos;
  • Pagamentos antecipados;
  • Envio de mensagens por e-mail com links suspeitos.

Como saber se um site de leilão é confiável?

Antes de se inscrever no leilão, verifique se o endereço no site é legítimo e não contém erros no endereço eletrônico. A Sodré Santoro não possui sites regionais e concentra as suas informações em apenas um portal. 

Outra questão é a logo do leiloeiro. Confira o grafismo da empresa e compare com os anúncios para verificar se existem falhas ou erros no nome da leiloeira. 

Como denunciar um leilão falso?

Caso você tenha encontrado algum anúncio falso de um leilão, se for vítima de um golpe, faça um Boletim de Ocorrência Policial. 

Como consultar a matrícula de um leiloeiro?

A matrícula de um leiloeiro pode ser consultada na Junta Comercial do estado em que acontecem os leilões. Além disso, a profissão é regulamentada pelo Decreto Lei 21.981/1932.

Dicas de segurança

Os leilões de carros se tornaram uma opção atrativa para adquirir um veículo usado ou seminovo. Porém, é necessário conhecer o mercado de leilões para não ter problemas com a compra.

Confira algumas dicas a seguir para participar de um leilão de carros com segurança e sem transtornos.

Preços dos veículos

Os valores são o principal atrativo de um leilão, porém, desconfie se os preços forem muito baixos. Geralmente, os leilões oferecem veículos com descontos entre 30% e 50% em comparação à tabela FIPE. 

Por isso, se você encontrar uma oferta que anuncie um veículo com um desconto superior a 50%, desconfie e não participe do leilão. 

Burocracia

Nesse ponto, quanto mais exigências, melhor. Ou seja, uma empresa confiável pede uma série de documentos de um participante e checa, detalhadamente, se a pessoa pode participar dos lances. 

Portanto, não confie nos leiloeiros que pedem poucas informações aos clientes e não exigem os documentos indispensáveis para os lances. 

Prazo para pagamentos

Os leiloeiros legalizados pedem um prazo de, pelo menos, 48 horas para o comprador finalizar a sua aquisição. Não aceite as orientações para fazer pagamentos imediatos após um lance. 

Quais as formas de participar de um leilão?

Você pode participar de quatro categorias de leilões, conforme as suas necessidades e os seus objetivos, para comprar um carro leiloado. Veja quais a seguir.

Recuperação financeira

Essa modalidade ocorre quando uma pessoa não paga as parcelas do financiamento de um carro. 

Seguradoras

As companhias de seguros ofertam os carros que passaram por sinistros de pequena ou média monta. Contudo, é preciso realizar uma inspeção para saber se o carro poderá voltar ao trânsito. 

Montadoras

As fabricantes de automóveis realizam provas de resistência com os automóveis e enviam os veículos para os leilões. É necessário conferir se o veículo sofreu muitos danos durante os testes.

Além disso, os automóveis de estoque também podem ser leiloados.

Órgãos públicos

O Detran e a Receita Federal realizam os leilões com veículos apreendidos, que não foram recuperados por seus proprietários. 

Como legalizar um carro de leilão?

Após a compra, é necessário providenciar a transferência de titularidade do veículo. Para isso, você deve comparecer ao Detran com os seguintes documentos:

  • Auto do leilão;
  • Laudo de vistoria;
  • Nota fiscal de compra;
  • Documentos pessoais, como identidade, CPF e comprovante de residência;
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • Certificado de Segurança Veicular (CSV);
  • Comprovante do pagamento das taxas de transferência.

Qual o prazo para legalizar um carro leiloado?

O comprador deve providenciar a regularização em até 30 dias após o leilão. O processo é concluído em até três meses, se não existirem atrasos na documentação do carro.

Como saber se um carro é de leilão?

A documentação de um automóvel não informa se o veículo passou por um leilão. Contudo, é possível confirmar a informação pelo histórico veicular. 

Você pode pedir o documento pelo portal do Denatran e conferir outros detalhes sobre o carro como:

  • Sinistros;
  • Débitos com o IPVA ou DPVAT;
  • Furtos ou roubos;
  • Dados do proprietário anterior;
  • Modelo, marca e fabricação;
  • Status sobre a placa.

Quem pode participar de um leilão?

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar de um leilão, porém, é necessário atender às seguintes exigências:

  • Não ter restrições no nome;
  • Apresentar identidade, CPF e comprovante de residência;
  • Ter capacidade para fazer o pagamento do lance;
  • Não possuir impedimentos judiciais.

Após o cadastro e o envio dos documentos, o leiloeiro fará uma análise antes de aprovar a participação da pessoa nos leilões. 

Confira mais detalhes sobre o leilão virtual da Sodré Santoro.

Quais as vantagens de participar de um leilão de carros?

O leilão de carros pode ser altamente vantajoso, principalmente se você procura um veículo com um preço baixo. No entanto, esse tipo de aquisição pode trazer outros benefícios como:

  • Variedade de ofertas;
  • Não é necessário fazer emplacamento;
  • Carros em bom estado de conservação.

Conforme o tipo de leilão do qual você participar, é importante realizar uma inspeção minuciosa no automóvel para eliminar o risco de acidentes no trânsito.

Além disso, é possível conhecer o automóvel no pátio do leiloeiro por um curto período de tempo antes do leilão. 

Aprenda a fazer um bom negócio com os carros de leilão.

Vale a pena participar de leilão de carros?

Agora que você entendeu sobre o leilão confiável para comprar carro, compreendeu ser importante analisar a procedência do leiloeiro antes de participar de um lance. 

Um leiloeiro confiável deve ser certificado e autorizado a promover os leilões para que o comprador não tenha dúvidas sobre um anúncio. Além disso, o leilão deve fornecer as informações completas sobre os veículos ofertados nos pregões. 

A Sodré Santoro tem uma atuação excelente no mercado, um site confiável online e oferece um suporte completo para os seus clientes. A empresa possui um vasto catálogo de veículos, inclusive com a procedência dos automóveis.

Portanto, compre o seu carro usado ou seminovo com a Sodré Santoro e tenha a certeza de que fechará um negócio seguro e com a credibilidade de uma empresa com mais de 40 anos de atuação no mercado.

Créditos imagem de capa: iStock.com/Natali_Mis

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.