Principais diferenças entre as tabelas FIPE e Molicar

É muito comum que as pessoas não saibam as reais diferenças entre tabela FIPE e Molicar. No entanto, elas podem ser um pouco maiores do que se imagina. Ambas são de extrema importância para os condutores que desejam comprar ou vender um veículo, independentemente da época do ano.

Na hora de procurar pelo preço de um determinado automóvel, é preciso saber em qual tabela confiar, ainda mais se as diferenças de valores forem bastante expressivas. Qual delas é a melhor? Como seus valores podem ser definidos? Confira tudo isso logo abaixo.

Como a tabela FIPE funciona?

Uma das principais diferenças entre tabela FIPE e Molicar está, justamente, no funcionamento de ambas as tabelas. A FIPE foi desenvolvida por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, um órgão que não possui qualquer finalidade de lucrar e é privado.

Sua criação tem como principal objetivo facilitar a análise de cunho social e econômico de todos os brasileiros. Por meio da tabela, há como pesquisar os valores, tanto de veículos novos, quanto de usados. Além disso, os preços são calculados com base no tipo de motor, se é novo ou usado, o tipo de combustível e a segurança apresentada.

Seguro auto e tabela FIPE

Além de expressar os valores dos carros, a tabela FIPE também entrega alguns valores de modelos de caminhões, motos e ônibus. Também é importante lembrar que as seguradoras utilizam os valores encontrados, para que o pagamento de indenizações seja realizado para casos de perda total.

Dentro dos seguros, o uso da tabela é bem apontado dentro do contrato. O valor total da tabela que será pago ao usuário só poderá ser debitado caso o veículo tenha sofrido danos superiores a 75% de sua estrutura total do valor encontrado no mercado.

Como funciona a tabela Molicar?

Ainda há outras diferenças entre tabela FIPE e Molicar. A Molicar tem informações bem mais detalhadas do que a mencionada anteriormente. Por meio dela, todas as possibilidades de variação de veículos são levadas em conta. Além disso, a instituição é independente e não representa ou é vinculada a qualquer outra organização.

Todas as informações expressas na tabela são baseadas em 35 anos de informações do mercado, fazendo com que os valores médios sejam estabelecidos. Da mesma forma que a FIPE, você poderá acessar todos os valores, por meio de um site oficial, sanando a curiosidade dos condutores.

Seguro auto e tabela Molicar

A tabela Molicar também poderá ser utilizada em casos de solicitação do seguro, mas a FIPE ainda é a mais utilizada. No entanto, suas informações mais detalhadas precisam ser pagas para a utilização. Ainda que não seja muito comum nas seguradoras, alguns clientes podem solicitar, para que tenham todos os detalhes de seu veículo na hora da solicitação do valor segurado.

Por meio da tabela Molicar, a empresa responsável pelo seguro poderá ter uma maior facilidade para saber o tipo de freio do veículo e também que essa informação pode interferir no preço de um carro. Sendo assim, o valor da indenização será completamente diferente.Após essas informações, fica fácil saber quais são as diferenças entre tabela FIPE e Molicar.