Conheça as diferenças entre tabela FIPE e Molicar

Compartilhar

Na hora de comprar um veículo, muitas pessoas desconhecem as informações sobre os preços dos automóveis e a diferença entre a tabela FIPE e a Molicar. Essas tabelas são indispensáveis para quem vai comprar ou vender um veículo. 

As consultas aos preços dos automóveis no mercado devem ser feitas com atenção, já que podem existir muitas variações de valores. Nesse ponto, o comprador pode ter dúvidas sobre as tabelas.

Pensando nisso, a Sodré Santoro preparou este conteúdo especial sobre qual a diferença entre tabela FIPE e Molicar. Confira agora e tire as suas dúvidas. 

O que é a tabela FIPE?

A tabela FIPE foi desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, um órgão privado e sem fins lucrativos. O principal objetivo da instituição é analisar o perfil sócio-econômico dos brasileiros. 

Pela tabela, é possível conferir o preço dos automóveis no mercado por alguns fatores, como:

  • Tipo do motor;
  • Se o veículo é seminovo ou usado;
  • Combustível;
  • Segurança.

Como a tabela FIPE funciona?

A tabela FIPE foi criada em 1973 para auxiliar os cursos de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Ela funciona por meio da coleta de preços de carros, motos e caminhões. 

Os índices dos preços da tabela são atualizados mensalmente, conforme as novas versões dos veículos. Além disso, o documento serve como base para auxiliar os lojistas, os comerciantes e os vendedores do setor automobilístico. 

Fora isso, os índices da tabela FIPE também são usados para os cálculos de tributos e impostos como o IPVA. 

Seguro auto e tabela FIPE

A tabela FIPE também é usada pelas seguradoras como base de cálculo para o pagamento de indenizações em sinistros de perda total dos automóveis.

As seguradoras citam a tabela FIPE nos contratos e indenizam os casos de avarias em mais de 75% da estrutura dos veículos. Além disso, o prêmio é calculado conforme o preço do automóvel no mercado. 

O que é a tabela Molicar?

A tabela Molicar foi criada em 1994 por uma empresa do mesmo nome e tem o objetivo de detalhar mais informações sobre o preço dos veículos no mercado. 

No entanto, os dados são fornecidos por empresas do setor automobilístico e por institutos econômicos do país. 

A tabela Molicar reúne algumas informações sobre os veículos, como: 

  • Regiões onde estão automóveis;
  • Itens como o motor, o tipo de combustível e o modelos dos veículos;
  • Quilometragem.

Como funciona a tabela Molicar?

Para você entender a diferença entre tabela FIPE e Molicar, é necessário levar em conta alguns fatores simples para interpretar. 

A tabela Molicar tem informações mais detalhadas sobre os veículos em comparação à FIPE, sendo bastante utilizada pelas companhias de seguro. 

No entanto, para consultar a tabela Molicar, é necessário se inscrever no site da instituição e contratar um serviço de assinatura para fazer a consulta sobre os veículos. 

Para verificar as cotações do veículo no portal, será solicitada as seguintes informações do automóvel:

  • Tipo e marca do veículo;
  • Endereço do proprietário;
  • Ano de fabricação, modelo e a versão do automóvel.

As informações da Molicar são baseadas nos últimos 35 anos do mercado de automóveis. Por meio dos dados coletados, é possível fazer um levantamento sobre a atualização do preço dos veículos. 

Seguro auto e tabela Molicar

A tabela Molicar também é utilizada pelas seguradoras para o cálculo de indenizações de sinistros. Porém, a tabela FIPE é mais utilizada, já que contém informações específicas sobre o preço dos automóveis no mercado. 

Geralmente, as companhias de seguro citam a tabela FIPE nas apólices contratuais, mas os clientes também podem solicitar a inclusão da Molicar nos contratos com as seguradoras. 

Pela tabela Molicar, uma seguradora pode se basear nos itens e nos acessórios do automóvel, como o tipo dos freios, para calcular o valor de uma indenização. 

Tabela FIPE x Molicar

Na dúvida para entender a diferença entre a tabela FIPE e a Molicar, muitas pessoas não sabem qual delas utilizar na contratação de um seguro para o seu veículo. 

As seguradoras podem optar entre ambas, mas é comum utilizar as duas tabelas nas apólices contratuais. 

Se você vai vender um carro, pode escolher entre a tabela FIPE ou a Molicar. Contudo, é necessário fazer uma avaliação detalhada do veículo para não existirem dúvidas nos negócios.  

Se um veículo tem muitos itens adicionais, vale a pena utilizar a tabela Molicar, pois cada item poderá fazer diferença na avaliação do automóvel. 

Agora, se o automóvel for mais simples, poderá usar a FIPE, já que o futuro comprador poderá ter consultado previamente o preço do veículo na tabela. 

O vendedor não é obrigado a seguir as tabelas, mas ficará sujeito a perder o negócio se oferecer um preço muito acima do mercado. 

Como é definido o preço dos veículos de leilão?

Os lotes disponibilizados em um leilão de veículos possuem procedências e origens diferentes. Os preços são definidos conforme o tipo do leilão, mas são ofertados com descontos em comparação ao mercado. 

Uma das vantagens do leilão de carros é a possibilidade de arrematar um veículo com preços mais baixos, entre 30% e 50% sobre a tabela FIPE. 

Em um leilão de carros por recuperação financeira, quando o veículo é retomado por inadimplência em financiamentos, o banco pode oferecer condições de parcelamento ao arrematante, mas dependerá das informações contidas no edital.

O leilão de seguradoras oferece veículos com sinistros de pequena ou média monta, e que não foram cobertos pelo seguro. Nesse ponto, a seguradora pode utilizar tanto a tabela FIPE quanto a Molicar para definir o preço dos lances. 

A mesma regra também pode ser aplicada nos leilões de órgãos públicos, como do Detran ou da Receita Federal. Os lotes têm procedência de operações fiscais ou criminais, e os preços são estabelecidos conforme o valor de mercado. 

Agora que você entendeu a diferença entre tabela FIPE e Molicar, analise a melhor opção na hora de comprar ou vender o seu carro. Consulte as informações para fazer um excelente negócio com um bom custo-benefício. 
Entre em contato com a Sodré Santoro e saiba mais sobre os próximos leilões.

Créditos imagem de capa: iStock.com/RattankunThongbun

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.