Todos os cuidados que você deve ter ao comprar um veículo usado

É muito comum que novos compradores se perguntem quais os cuidados ao comprar um veículo usado. Esses detalhes acabam se tornando muito importantes, principalmente para quem vai adquirir o primeiro veículo. É por meio deles que se torna possível adquirir um carro com qualidade.

Além disso, apostar em leilões de veículos é uma opção bem inteligente. Por meio do edital, é possível saber sobre todos os detalhes dos veículos e, consequentemente, reduzir as chances de levar algo que não goste para casa. Confira, abaixo, os principais cuidados para não errar na escolha.

Cuidados na compra de carros usados

Para saber quais os cuidados ao comprar um veículo usado, é importante prestar atenção em alguns detalhes. É claro que os veículos seminovos acabam oferecendo um preço bem mais atrativo, mas apenas isso não basta. Há algumas informações que precisam ser levadas a sério.

É por isso que o mais recomendado acaba sendo procurar por um leilão de veículos, visto que o edital oferece todas as informações necessárias para o comprador interessado se candidatar ao leilão e tentar arrematar o bem.

1. Procure um bom estado de conservação

Para comprar um veículo usado, o primeiro passo é definir o objetivo e pesquisar dentro do que for definido. Um veículo precisa ser bom e oferecer comodidade para quem vai dirigi-lo. Sendo assim, é válido que o estado de conservação do automóvel escolhido seja o melhor possível, garantindo mais alguns anos de uso.

Por falar em estado de conservação, os leilões de veículos são os melhores locais para fazer esse tipo de observação. Isso porque os editais trazem as descrições precisas dos veículos, permitindo que o participante saiba exatamente o que buscar e onde encontrar suas preferências.

2. Cuidado com preços muito atrativos

Na lista de cuidados ao comprar um veículo usado, também é importante ficar de olho em preços muito baixos. Ainda sim, é válido prestar atenção em vendedores externos que, em alguns casos, podem até aplicar um golpe nos interessados na compra.

Para que isso seja evitado, basta fazer uma pesquisa na internet. Dessa maneira, haverá a possibilidade de encontrar uma média de preços e, consequentemente, evitar cair em um golpe. Se possível, prefira comprar o seu veículo em um leilão para trazer mais segurança para o seu bolso.

Checklist obrigatório ao comprar carro usado

Existem alguns itens obrigatórios que devem ser observados na hora de comprar o seu usado. Isso vai garantir que o veículo passe muito mais tempo ao seu lado e, consequentemente, você o aproveite bem mais. Confira, abaixo, que itens são esses e o que é preciso fazer.

Motor

O motor é um item muito importante e que não deve ser negligenciado de maneira alguma. Mesmo que o carro comprado seja usado, é válido ficar de olho em alguns detalhes dessa peça fundamental. As juntas do cabeçote merecem uma atenção especial, principalmente para ampliar a durabilidade da sua aquisição.

Área interna

Além do exterior do carro, é primordial que você observe, também, a parte interna do veículo a ser adquirido. Poucas pessoas prestam atenção aos pedais de freio, embreagem e acelerador, por exemplo. Caso eles estejam muito gastos, pode significar que o veículo já rodou, pelo menos, 70 mil quilômetros.

Os estofados também precisam ser verificados, afinal, são eles que oferecem uma maior qualidade de direção para os condutores e, também, para os passageiros. Pequenos rasgos podem indicar um uso muito frequente. O volante também precisará ser verificado, bem como o câmbio.

Pneus

Para garantir o funcionamento do veículo, os pneus precisam ser verificados. Esses itens são os principais indicadores de desgaste dele, e devem ser trocados para a segurança dos passageiros. 

Amortecedores

Ainda falando sobre quais os cuidados ao comprar um veículo usado, é válido dar uma olhada nos amortecedores junto com um profissional. A análise visual pode ser o primeiro ponto a trabalhar no veículo adquirido. O ideal é que o interessado dê uma olhada para ver se eles estão apresentando algum vazamento.

Assim que der uma volta com o carro, tente perceber se ele possui algum tipo de instabilidade na hora de fazer curvas ou se a sua suspensão está fazendo algum ruído incômodo. Caso não tenha a oportunidade de usar o carro antes da compra, comprima levemente a suspensão e veja como está o balanço do automóvel.

Comprar carros usados com segurança

Está na hora de aprender como comprar um carro usado com total segurança. É claro que a primeira dica não poderia ser diferente: comprar o veículo por meio de um leilão da Sodré Santoro! Por possuir um edital, fica bem mais simples saber detalhes do automóvel, como estado de conservação e condições.

Verificar se os impostos estão em ordem também acaba sendo uma obrigatoriedade. O IPVA, por exemplo, é uma taxa que precisa ser paga, visto que é ela que garante a segurança do veículo e a possibilidade de circulação pelas ruas. Então, não deixe essa conferência de lado.

Por fim, lembre-se de fazer a transferência do veículo. Se fizer a aquisição do automóvel, o ideal é passá-lo para o seu nome o mais rápido possível. O novo proprietário deve adotar as providências para a transferência do veículo para o seu nome em até 30 dias logo após o preenchimento do CRV.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, não perca tempo e participe do leilão de veículos da Sodré Santoro! Confira todas as informações e modelos disponíveis clicando aqui.