Os leilões de imóveis são excelentes oportunidades de negócios para pessoas que desejam adquirir propriedades ou investir no setor imobiliário com valores até 20% abaixo do mercado, segundo especialistas.
Para você que deseja entrar nesse universo, mas não sabe como comprar imóvel em leilão, o blog da Sodré Santoro preparou um conteúdo com dicas essenciais para você ter sucesso nos seus primeiros lances e arrematar o seu imóvel. Confira as nossas dicas!
Busque informações
Antes de dar o seu lance em algum imóvel em leilão é de extrema importância saber mais sobre esse lote para não ter nenhuma surpresa, como dívidas ou grandes avarias na propriedade, depois de arrematá-lo. Para isso, é recomendável ler com atenção o edital e a descrição do lote, assim, você pode saber o valor mínimo do imóvel, suas condições de compra, seu estado de conservação e muitas outras informações.
Além disso, para obter mais conhecimento sobre o bem em questão, você também pode checar a situação documental desse imóvel e as suas dívidas antigas, já que, uma vez arrematado o lote, seus débitos serão passados para o futuro proprietário.
Visite o imóvel
Muitas vezes, é possível marcar uma visita ao imóvel antes do leilão, para ver as suas reais condições e os detalhes da propriedade. Esse passo é essencial para realizar uma compra segura e fazer um bom negócio.
Porém, muitas propriedades em leilão ainda estão ocupadas por seus antigos donos ou inquilinos. Dessa forma, realizar uma visita é inviável. Nesses casos, uma alternativa para você conhecer o lote é avaliar a parte externa da casa ou, em caso de apartamentos, agendar uma visita em outro imóvel do condomínio que apresente as características parecidas com o bem que você deseja arrematar.
Defina um lance máximo
Os leilões são eventos de compra e venda pública, em que o ambiente de competição por um lote é bem acirrado. Uma das dicas mais importantes para não se empolgar e gastar mais do que deveria na hora do lance é sair de casa já com um valor máximo predefinido. Dessa forma, você não compromete as suas finanças e tem maior probabilidade de arrematar o bem.
Fique de olho nos custos extras
Além do valor do lance e da taxa de 5% da comissão adicional do trabalho do leiloeiro – profissional que media o leilão -, o vencedor que arrematar o imóvel no leilão também deverá arcar com as outras despesas do bem, como dívidas passadas (IPTU e condomínio) e possíveis reformas de manutenção do imóvel. Por isso, antes de arrematar a sua propriedade, é de extrema importância deixar uma quantia de reserva para pagar os custos extras do seu lote e não ter nenhuma surpresa no valor final.
Quer dar mais lances de sucesso? Baixe nosso e-book e saiba mais sobre leilões!
Agora que você já sabe dicas para arrematar um imóvel, baixe o nosso e-book Guia Completo para Comprar em Leilões e conheça mais sobre o universo dos leilões!
Além disso, se for do seu interesse, veja também o nosso post sobre tudo o que você precisa saber para comprar imóveis em leilão e conheça os benefícios de investir em uma propriedade de leilão.
Créditos imagem de capa: iStock.com/FabioBalbi