Como comprar carro de leilão: 4 dicas para fazer um bom negócio

Compartilhar

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como comprar carro de leilão, pois, em meio a tantas oportunidades, fazer um bom negócio pode parecer uma tarefa difícil. Para te ajudar, o blog da Sodré Santoro elaborou um conteúdo com 4 dicas essenciais para você sair dos leilões com um veículo em bom estado por preços acessíveis. Agora, vamos às dicas!

Obtenha informações sobre o lote

Antes de dar o lance em algum lote de seu interesse é de extrema importância saber o máximo de informações sobre o bem em questão, assim você pode saber exatamente o estado em que o carro se encontra e quais são as suas condições documentais.

Para isso, não deixe de ler atentamente a descrição do automóvel, disponibilizada no site da gestora pelo anunciante ou divulgada pelo leiloeiro no dia do evento. Além disso, você também pode entrar no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para saber mais informações sobre lote e verificar procedência, histórico e outras informações.

Peça ajuda de um mecânico

No dia do leilão, os carros que estão em anúncio ficam no pátio e é possível analisá-los externamente antes de dar o seu lance — lembrando que não é permitido mexer no veículo ou ligá-lo. Para te ajudar nessa etapa, leve um profissional do setor automotivo para te auxiliar na escolha do lote e avaliar se o veículo está realmente em bom estado ou se ele pode dar grandes problemas no futuro. Dessa forma, você estará mais seguro para fazer um bom negócio. 

Aposte em leilões de frota

Os leilões de frota são grandes oportunidades para as pessoas que procuram carros em ótimos estados e com preços baixos. Essa modalidade de compra é uma maneira rápida que as montadoras e concessionárias encontram para renovar a frota de veículos e vender os antigos modelos que estão parados no pátio. Assim, você pode encontrar carros que, normalmente, apresentam perfeito estado ou pequenas avarias com um preço bem inferior ao habitual do mercado. 

Fique de olho nas taxas!

Além do pagamento à vista pelo lote, que deve ser feito no dia do leilão, o participante vencedor também deve arcar com uma taxa de 5%, referente ao custo com guincho, documentação do veículo e trabalho do leiloeiro — profissional que faz a mediação do leilão. Por isso, quando você for dar um lance, pense antecipadamente também no valor que deverá ser gasto com a taxa.  

Como participar de um leilão de carros?

Há duas formas de participar dos leilões de carros: presencial e online. Cada uma dessas categorias possui suas características e traz diferentes vantagens para os seus participantes. Confira mais sobre as modalidades disponíveis.

Presencial

Para dar o seu lance de maneira presencial basta comparecer ao auditório da leiloeira de sua preferência no horário e na data marcados. Cada gestora possui as suas próprias regras, por isso, é de extrema importância ler o edital para saber exatamente o funcionamento dos leilões antes de participar. 

Online

Acompanhando os avanços do mundo tecnológico, os leilões de carros online são uma modalidade nova que permite que os participantes deem os seus lances sem sair de casa, a partir de ferramentas que permitem realizar videoconferências ao vivo diretamente dos auditórios.

Saiba mais dicas e tenha sucesso nos leilões!

Baixe nosso e-book Guia Completo para Comprar em Leilões e saiba essas e outras dicas para você fazer um excelente negócio e arrematar qualquer lote!

Créditos imagem de capa: iStock.com/Apriori1

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.