Como é calculado o IPVA de um veículo de leilão?

Compartilhar

Se você arrematou um carro, terá que assumir despesas com tributos, impostos e pagar taxas para legalizar o bem. E você sabe como é calculado o IPVA de um veículo de leilão?

Para tirar as suas dúvidas, selecionamos neste artigo as melhores informações para você entender as regras do IPVA para veículos de leilão e poder circular com o carro sem preocupações. Acompanhe!

O que considerar antes de realizar o cálculo

A base de cálculo do imposto veicular é feita pelo governo a partir do preço atual do automóvel na tabela FIPE. Dessa forma, o Poder Público consegue estimar o valor venal do veículo.

Em um veículo de leilão, o valor venal vigente do veículo terá como base as despesas da arrematação e os tributos que ainda não foram pagos. Se for um automóvel importado do exterior, o preço será o que consta no documento de importação, incluindo as taxas do trajeto.

Entretanto, antes de fazer o pagamento do IPVA dentro do prazo, é importante levantar os débitos do veículo com o Detran. Se você encontrar pendências, veja se existem possíveis descontos e parcelamentos para pagar a dívida. 

Além disso, é possível fazer consulta da legislação estadual para saber o valor venal de veículos. Acesse o site do Detran da sua região e confira a disponibilidade das informações. 

Como realizar o cálculo do IPVA?

Para fazer o cálculo, é necessário multiplicar o valor venal do automóvel pela alíquota informada na tabela FIPE, que varia de 2% a 4% nos carros e 1% a 6% para motos, e fazer a divisão desse resultado por 100. 

Na região Sudeste, por exemplo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais têm o imposto anual sobre veículos mais caro do Brasil, com 4% de alíquota. Confira a seguir como fazer o cálculo do imposto veicular.

Cálculo do IPVA

Se o valor de um carro, em 2022, era de R$ 30 mil conforme a tabela FIPE e a sua alíquota estava em 3%, você fará esse cálculo:

  • 30.000 x 3 = 90.000;
  • 90.000 / 100 = 900.

Portanto, o valor do imposto desse veículo do exemplo será de R$ 900. Para saber como consultar o IPVA do veículo, acesse o site do Detran da sua região e confira as informações para pagamento. 

Isenção de IPVA

É possível pedir a isenção de pagamento do IPVA, conforme previsto na legislação de trânsito brasileira. Esse benefício, que pode ser solicitado na Secretaria de Fazenda Estadual em todo o Brasil, é concedido nas seguintes situações: 

  • motoristas com deficiências;
  • veículos de embaixadas, consulados e seus representantes;
  • diplomatas;
  • ônibus ou micro-ônibus utilizados para transporte público nos centros urbanos ou metropolitanos;
  • veículos com mais de 20 anos de fabricação. Consulte o ano do veículo que não paga IPVA.

Agora que você sabe as regras do IPVA para veículos de leilão, participe dos leilões de veículos da Sodré Santoro e arremate o seu carro com segurança, agilidade e transparência!

Créditos imagem de capa: iStock.com/Mintr

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.