Adquirir a casa própria ainda é um obstáculo para muitas pessoas devido aos elevados preços do mercado. Entretanto, os leilões oferecem oportunidades, mas existem dúvidas sobre como comprar imóveis de leilão.
Com base nisso, preparamos este artigo com as melhores dicas para você adquirir um imóvel de leilão com segurança e sem preocupações. Confira!
5 passos para realizar a compra de um imóvel de leilão
O crescimento do mercado de leilões no Brasil vem atraindo muitas pessoas interessadas em arrematar bens com os melhores preços e vantagens na aquisição.
Nos leilões imobiliários, é possível encontrar lotes com diversas características de imóveis disponíveis em diferentes regiões brasileiras. Se você cogita participar desse tipo de evento, confira abaixo os cinco passos essenciais para acertar na escolha do seu imóvel.
1) Utilize sites especializados e leiloeiros confiáveis
Antes de participar de um leilão de imóveis é importante procurar um leiloeiro confiável no mercado. Para isso, convém fazer buscas na internet para descobrir empresas especializadas nesse tipo de aquisição e pesquisar sobre a reputação da marca.
Ao acessar o site do leilão, siga algumas dicas, como:
- leia atentamente o conteúdo;
- analise o histórico de atividades do leiloeiro;
- veja as redes sociais da empresa;
- observe a opinião dos clientes;
- converse com especialistas em leilão.
É importante, também, conferir se o leiloeiro é registrado na junta comercial do seu estado e se tem autorização para exercer suas atividades.
2) Leia atentamente as condições do leilão
Fazer a leitura do edital é de extrema importância para saber como funciona o leilão de imóveis que você tem interesse em participar. O documento traz informações completas sobre os lotes de imóveis e quem pode participar dos processos de compra e venda.
Por meio dele, você pode encontrar o tipo de bem que está procurando e fazer um planejamento financeiro detalhado para atender às suas necessidades de compra.
3) Registre-se antecipadamente no leilão
Decidiu entrar no leilão? Faça o seu registro o mais breve possível para não perder tempo e garantir a sua participação.
Para isso, confira as exigências do comitente publicadas no edital, apresente os documentos solicitados e realize o seu cadastro no site da empresa. Não existindo pendências, você receberá a aprovação para dar os seus lances.
4) Estabeleça um limite máximo para o lance
Planejar-se financeiramente é fundamental para realizar compras ou fazer negócios. No leilão não é diferente e você deve estabelecer os limites de despesas para arrematar o imóvel.
Organize-se financeiramente e participe somente se você tiver condições para arcar com o pagamento do lance.
Durante o leilão, respeite o seu orçamento e, se arrematar o imóvel, lembre-se de que existem outras despesas obrigatórias, como:
- 5% do valor da compra para comissão do leiloeiro;
- registro no cartório de imóveis;
- possibilidade de obras ou reformas no imóvel.
5) Após vencer o lance, siga os procedimentos da leiloeira
A etapa final do leilão envolve o pagamento do lance e o comprador deve seguir os procedimentos, sem exceções ou mudanças, conforme as regras do leilão.
Após a quitação do lance, que deve ser feita no prazo do leiloeiro, o novo proprietário do imóvel recebe a carta de arrematação e deve providenciar a alteração de titularidade do bem.
Realize a compra do seu imóvel no leilão Sodré Santoro
Agora que você já sabe como comprar um imóvel de leilão de forma segura, inscreva-se nos leilões da Sodré Santoro e encontre diversos bens com preços vantajosos.
Atuamos no mercado de venda pública há 45 anos e somos a maior referência em leilões na América do Sul, por isso, você sabe que pode contar com os nossos serviços e diferenciais!
Créditos imagem de capa: iStock.com/baona