O leilão é uma atividade que oferece diversos lotes de materiais com preços baixos em comparação ao mercado. No entanto, é fundamental saber como se preparar financeiramente para participar de leilões e garantir uma compra segura.
Economizar e ter reservas financeiras são pontos importantes para muitas pessoas, principalmente na hora de pesquisar produtos que ofereçam preços justos e gerem bom custo-benefício na aquisição.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender a importância de fazer um planejamento financeiro para participar do leilão e atender as condições de pagamento previstas no edital do leiloeiro. Acompanhe para saber mais!
1. Avalie a sua saúde financeira atual
Se você não sabe como comprar em leilão, é crucial entender, primeiro, as suas condições financeiras. O leilão atrai muitos participantes devido aos preços reduzidos dos lotes, porém, é preciso ter cuidado e atenção na hora de dar os lances.
Antes de planejar o orçamento para o leilão, desenvolva um estudo detalhado sobre as suas finanças por meio de algumas dicas, como:
- realize um levantamento das suas pendências financeiras;
- controle as despesas diárias;
- mantenhas as contas em dia;
- priorize o pagamento das dívidas vencidas;
- economize o máximo que puder;
- converse com especialistas de educação financeira.
2. Reserve fundos extras
Economizar o que sobra no mês, independentemente do valor, pode ajudar no planejamento para o leilão. Se você mantiver o hábito de fazer reservas financeiras com pontualidade, poderá equilibrar as finanças pessoais e reduzir a possibilidade de contrair dívidas.
Guarde o máximo de dinheiro que puder e reserve, se possível, uma parte do 13º salário, das férias e de qualquer tipo de renda extra. Dessa forma, será fácil elaborar um planejamento eficiente para investir nos benefícios que só os leilões oferecem.
3. Considere o custo total da aquisição
Arrematar um bem do leilão inclui o pagamento do lance e da comissão de 5% do leiloeiro sobre o valor da arrematação. Além disso, podem existir outras taxas para retirada do bem, no caso dos veículos estacionados nos pátios do vendedor, por exemplo, entre outras despesas, como:
- transferência de titularidade do veículo no Detran;
- IPVA;
- seguro;
- transporte para os veículos pesados, como guinchos, tratores e outras máquinas;
- manutenção e reparos.
Entretanto, se você pretende comprar um imóvel no leilão, terá que se preparar para cobrir os seguintes custos, além dos previstos no edital do leiloeiro:
- transferência de titularidade no cartório de registro do imóvel;
- condomínio;
- IPTU;
- despesas judiciais, para o caso do imóvel estar ocupado;
- obras ou reparos.
4. Conheça as políticas de pagamento do leilão
Fazer a leitura do edital para entender como funciona um leilão é de extrema importância, pois o documento informa sobre as exigências para participar dos pregões, traz as características e os preços dos lotes e, também, as condições de pagamento para arrematar os bens.
Geralmente, os leiloeiros exigem pagamento à vista, por meio de transferências ou boletos bancários. No entanto, a Sodré Santoro também aceita Pix e parcelamento no cartão de crédito em até 12 vezes.
Alguns leiloeiros aceitam financiamentos bancários para a aquisição de alguns bens, como imóveis ou veículos. Porém, é necessário conferir se o edital do leilão disponibiliza esse tipo de pagamento.
5. Desenvolva estratégias de lances inteligentes
O leilão é um evento dinâmico e possibilita criar interação entre os participantes na disputa pelos bens. Nessas horas, é comum existir empolgação do público com as ofertas, mas é preciso manter a calma e ter paciência na hora de dar os lances.
Muitas pessoas se precipitam e acabam cometendo erros na arrematação, o que pode prejudicar o andamento dos negócios. Por isso, é ideal manter a tranquilidade para garantir a transparência e o sucesso nas aquisições.
Para evitar imprevistos e ter oportunidades melhores durante o leilão, use as seguintes estratégias:
- observe o comportamento dos participantes;
- não dê lances altos para não impressionar os presentes;
- faça ofertas intermediárias com valores pequenos;
- evite desperdiçar os lances;
- mantenha a disciplina financeira, respeitando seu orçamento;
- dê lances quando o leilão estiver próximo do fim.
Agora que você já sabe como se preparar financeiramente para participar de leilões, encontre diversos lotes de produtos, como imóveis, veículos e outros materiais, na Sodré Santoro, com preços reduzidos e vantagens exclusivas!
Créditos imagem de capa: iStock.com/ChristopherBernard