Os anúncios de veículos de usados costumam conquistar muitos interessados em adquirir um novo carro, mas você sabe o que precisa saber para que esse negócio seja bom para você? Nesse tipo de compra, entender a mecânica de carros usados é essencial.
A Sodré Santoro explicará, no conteúdo a seguir, quais são os cuidados importantes para você não errar na escolha de um carro usado. Conheça algumas dicas para ter atenção na avaliação mecânica de carros usados.
1. Pintura
Verifique a pintura do veículo para identificar arranhões, manchas ou desgastes. Outro ponto, muitos vendedores costumam usar ceras automotivas para esconderem falhas ou imperfeições na estrutura externa dos carros.
Portanto, tenha cuidado ao escolher um carro com uma pintura muito brilhante e lisa. Muitos motoristas só descobrem esse truque após a primeira lavagem do automóvel.
2. Bancos e pneus
Os estofados de um carro usado podem apresentar desgastes ou rasgos, e indicam um uso elevado do automóvel. Além disso, os bancos devem estar com os níveis de regulagem adequados para não interferir no conforto e na segurança dos passageiros.
Os pneus não podem estar carecas, pois, podem causar derrapagens e acidentes na hora da frenagem. Verifique, também, o nível de calibragem para evitar atritos do veículo com o solo.
3. Painel de instrumentos
Um dos itens mais importantes da avaliação mecânica de carros usados é o painel de instrumentos. Essa parte é fundamental para o motorista visualizar o desempenho do automóvel em:
- Velocidade;
- Temperatura do motor;
- Níveis do combustível;
- Rotações por segundo do motor;
- Falhas mecânicas.
4. Lanternas e faróis
Os faróis do carro são responsáveis por iluminar tudo o que está à frente do veículo e auxiliam o motorista contra a má visibilidade de uma região. Portanto, verifique se os fachos luminosos estão alinhados para manter a segurança nos percursos.
As lanternas também auxiliam na iluminação dos trajetos, mas, têm o objetivo de orientar os motoristas em sinalizações e na identificação de outros veículos nas vias. Por isso, não deixe de conferir se estão em perfeito funcionamento.
5. Óleo e motor
O óleo é um item que deve ser periodicamente trocado para garantir o funcionamento do motor do carro. Geralmente, as fabricantes de carros sugerem a troca a cada cinco mil quilômetros rodados.
Antes de comprar um carro usado, analise cada detalhe do motor e os níveis do óleo lubrificante. Verifique se existem desgastes nas peças ou em partes que auxiliam o funcionamento do veículo.
6. Freio e embreagem
O sistema de freios é fundamental para garantir a segurança dos motoristas e dos passageiros dos veículos. A mecânica de carros usados pode identificar alguns problemas como:
- Ruídos;
- Chiados;
- Pedais;
- Puxadas durante a frenagem.
Para conferir se a embreagem está em dia, é possível fazer o seguinte teste com o carro:
- Ande com o carro e pare em seguida;
- Pise na embreagem por alguns segundos e dê a ré.
Se ouvir algum barulho, significa que a embreagem precisa de avaliação e, talvez, de substituição.
Se você vai comprar um veículo de segunda mão, não deixe de fazer a avaliação mecânica de carros usados. Mantenha os cuidados em dia para garantir o funcionamento e a durabilidade do automóvel.
Créditos imagem de capa: iStock.com/KunakornRassadornyindee