Saiba Como Funciona um Leilão

O leilão é uma prática muito antiga de venda e compra que nasceu com o intuito de promover negociações de bens para várias pessoas ao mesmo tempo. Atualmente, essa atividade é bastante realizada entre as pessoas que desejam economizar na hora de adquirir produtos de valor, como veículos, por exemplo.

Mesmo que essa modalidade de compra seja milenar e muito conhecida, algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como funciona um leilão. Então, se você também apresenta essa dúvida, confira o post que o blog da Sodré Santoro preparou para explicar o funcionamento dos leilões.

O que é e como funciona um leilão?

Os leilões são eventos de vendas públicas dos quais qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar. Entender o seu funcionamento é fácil, pois essa modalidade de compra parte do seguinte princípio: vence aquele participante que der a maior quantia pelo bem anunciado, a partir do valor mínimo já preestabelecido.

Você pode escolher duas formas de participar dos leilões: presencialmente ou online. Nos dois modos de participação é possível acompanhar o evento e dar o seu lance em qualquer bem anunciado. Para adquirir o seu lote de maneira presencial, basta comparecer na data e horário marcados em um dos auditórios da gestora leiloeira de sua escolha.

Se você optar por participar dos leilões sem sair de casa, via internet, é necessário fazer um cadastro no site de uma leiloeira de confiança e, após a validação dos seus dados, você já pode dar o seu lance em qualquer lote que esteja anunciado no site.

O que você pode encontrar à venda em um leilão?

Você pode encontrar inúmeros itens, dos mais diversos segmentos, como veículos, imóveis, carcaças, peças de determinados aparelhos, roupas e muito mais. Porém, há empresas gestoras que são especializadas em leilões de determinados tipos de produto.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a origem dos bens que estão para leilão, pois existem algumas crenças de que esses lotes sempre apresentam más condições ou procedem de roubos e furtos. Na verdade, os itens leiloados possuem as mais diferentes origens e, na maioria das vezes, os comitentes – quem disponibiliza os produtos para leilão – são empresas privadas ou bancos. Por isso, é possível encontrar diversos produtos novos, seminovos e até usados em bom estado.

Comprar em leilão vale a pena?

São diversas as vantagens de participar e adquirir um item por meio dos leilões, e a principal delas é que você pode encontrar excelentes oportunidades de negociação de diversos produtos. Os lotes que estão para leilão, na maioria das vezes, costumam ser vendidos por preços abaixo dos valores de mercado, assim, você pode economizar em suas compras.

Porém, para obter mais segurança na sua compra e ter certeza de que você está fazendo realmente um bom negócio, é aconselhável ler atentamente o edital da empresa leiloeira e a descrição do produto para saber mais informações sobre suas origens e o estado em que elas se encontram.

Saiba mais sobre leilões!

Quer saber mais sobre o funcionamento dos leilões e dicas para ter sucesso no seu primeiro lance? Então, baixe agora o nosso e-book Guia Completo para Comprar em Leilões, conheça melhor o universo dos leilões e arremate agora o seu lote!