Como funciona um leilão: tudo o que você precisa saber antes de arrematar qualquer lote

Compartilhar

Como funciona um leilão: tudo o que você precisa saber antes de arrematar qualquer lote

Você sabe como funciona um leilão? Prática tradicional de venda, o leilão é conhecido por muitas pessoas que desejam adquirir itens raros ou algo de alto valor por um preço mais baixo. Apesar dessa modalidade de aquisição ter uma longa história, é comum que alguns participantes tenham dúvidas sobre o funcionamento do leilão.

O primeiro passo a ser esclarecido sobre como funciona um leilão, é que o leilão se trata de uma venda pública, ou seja, ela é aberta para qualquer pessoa participar – desde que seja maior de 18 anos. Além disso, é possível encontrar uma infinidade de itens que podem ser leiloados.

Há leilões de carros, imóveis, eletrodomésticos, leilão online de eletrônicos e muito mais. Todos eles costumam passar pelo mesmo trajeto até chegar em um leilão: os itens são encaminhados para o leiloeiro, que será responsável por realizar a venda. No momento da venda, o item pode ser oferecido como um único bem – por exemplo, um carro –, ou como um lote contendo vários itens, como um conjunto de móveis de uma empresa, incluindo seus eletrônicos.

Atualmente, é possível até mesmo participar de um leilão online, mas fique atento: procure uma organização que cumpra as regras e tenha credibilidade no mercado.

Quer saber mais como funciona um leilão? Veja mais informações abaixo a respeito de cada um dos tipos mais buscados de leilão.

Como funciona um leilão de carros

Apaixonados por carros, os brasileiros não deixaram de comprar e vender automóveis durante a crise. A solução encontrada por muitas pessoas foi optar pelo leilão de veículos, garantindo que eles pudessem encontrar boas opções de modelos por um preço mais baixo.

Muitas vezes, os veículos que você encontra sendo oferecidos em leilões não tiveram suas parcelas do financiamento pagas ou foram extraviados de alguma forma. Nesse último caso, o veículo pode ter sofrido algum dano ou roubo, ficando sob a propriedade de seguradoras. Se você deseja saber mais sobre essa modalidade, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre carro sinistrado.

Como funciona moto de leilão

A moto de leilão também segue o mesmo estilo dos veículos. Elas podem vir de financiamentos não cumpridos ou de sinistros de seguradoras. Em todos os casos, é possível saber se a aquisição vale a pena a partir do descritivo do produto, que acompanha o edital de cada leilão.

Como funciona um leilão de imóveis

Já o leilão de imóveis acontece principalmente quando o bem é utilizado como garantia de algum pagamento para instituições financeiras – ou até mesmo como parte de algum acordo judicial. Nesses casos, o imóvel é normalmente oferecido por um lance mínimo muito menor do que o que seria vendido no mercado imobiliário.

Mas é importante verificar a situação do imóvel, para garantir que o novo proprietário poderá tomar posse do bem assim que realizar os trâmites legais. Tudo isso também pode ser consultado diretamente com a organização responsável pelo leilão, tornando esse tipo de aquisição uma opção segura e econômica. 

Saiba como funciona um leilão e conte com a Sodré Santoro!

Agora que você sabe um pouco mais sobre como funciona um leilão, conte com a Sodré Santoro para encontrar as oportunidades de negócios, adquirir carros, motos, casas e apartamentos. Ou seja, bens móveis ou imóveis de leilão, que há tanto você procura! 

Conte com a experiência e tradição de quem conhece o ramo de leilões e trabalha com excelência e dignidade há mais de 40 anos neste mercado: participe de um leilão da Sodré Santoro! Veja também sobre leilão BV financeira.

Crédito imagem de capa: iStock.com/BrianAJackson

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.