Entendendo o funcionamento de um leilão de motos

Compartilhar

Arrematar um veículo nos leilões se tornou uma atividade crescente, já que é possível encontrar uma variedade de lotes com preços reduzidos. No entanto, você sabe como funciona um leilão de motos?

Separamos as melhores informações neste guia para você entender o funcionamento de um leilão de motos e encontrar as melhores oportunidades para adquirir o seu bem! Acompanhe!

Seleção das motos

No leilão de motos, é possível encontrar lotes com diversos modelos e marcas com diferentes anos de fabricação. Os itens leiloados têm diversas procedências ou origens, como:

  • recuperação financeira: quando o proprietário não quita as parcelas do financiamento;
  • renovação de frotas de fabricantes, lojas ou concessionárias;
  • veículos abandonados nos pátios do Detran ou apreendidos pela Receita Federal;
  • outros casos judiciais ou extrajudiciais.

As características das motos estarão descritas no edital do leilão, que deve ter, ainda, outros dados importantes sobre os lotes, como o estado de conservação, o lance inicial e as imagens dos veículos. 

Divulgação e pré-visualização

Os leilões costumam ser divulgados no site dos leiloeiros, que também poderão recorrer a outras mídias confiáveis, como portais de notícias ou redes sociais, para anunciarem os eventos. No entanto, a inscrição deve ser feita direto com o leiloeiro, para evitar problemas ou golpes do falso leilão.

Se vai participar do leilão, inscreva-se no site do leiloeiro. Confira se os anúncios são reais, entrando em contato com a empresa e pesquisando informações sobre a reputação do negócio.

Registro

Saber como participar de leilão de moto também inclui fazer pesquisas sobre a procedência do leiloeiro antes de participar do leilão. Para isso, não deixe de analisar algumas informações, como o registro do leiloeiro na Junta Comercial e as opiniões de clientes sobre a marca.

Lances e competição

O leilão de moto gera muitas oportunidades de negócios e, mesmo com a disputa nos lances, é possível arrematar um veículo com um bom custo-benefício. Contudo, você deve fazer um planejamento financeiro adequado ao seu perfil e dar lances conforme as suas possibilidades de aquisição.

Venda e pagamento

Após arrematar a moto, o participante deve pagar o lance e as taxas do leilão no prazo estipulado pelo leiloeiro. O pagamento deve ser feito conforme as condições previstas no edital.

Alguns leiloeiros exigem pagamento à vista, mas, na Sodré Santoro, você pode pagar por Pix, transferência bancária, boleto ou parcelamento com juros no cartão de crédito.

É importante consultar as condições de venda do leilão de interesse.

Documentação

Antes de participar do leilão, é crucial conferir se a documentação da moto está em dia para descartar pendências ou débitos no Detran. 

Retirada da moto

A retirada do veículo deve ser feita no pátio do leiloeiro, e o arrematante poderá recorrer a empresas de transportes, caso a moto siga para outra localidade. Mediante isso, poderão surgir despesas adicionais, conforme os tipos de moto, para o novo proprietário concluir a sua compra. 

Participe do leilão de motos Sodré Santoro

Gostou das dicas e vai arrematar a sua moto no leilão? Com a Sodré Santoro, você encontrará uma grande variedade de lotes com preços baixos e arrematar o seu bem com segurança, transparência e agilidade!

Entre em contato conosco, converse com a nossa equipe e fique por dentro dos nossos leilões!

Créditos imagem de capa: iStock.com/sumanbhaumik

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.