5 dicas para ter sucesso ao comprar moto de leilão

Comprar moto de leilão é uma alternativa excelente para as pessoas que buscam adquirir um veículo seminovo ou peças de reposição originais com preços acessíveis. Porém, participar dessa modalidade de compra e venda pública pode ser, muitas vezes, uma atividade desafiadora, pois esses eventos são conhecidos por possuírem um ambiente competitivo. Pensando nisso, o blog da Sodré Santoro preparou um post com cinco dicas essenciais para você ter sucesso no seu lance e arrematar sua moto de leilão sem dificuldades. Confira!   

Escolha uma gestora leiloeira de confiança

Seja para participar de leilões de moto de modo online ou presencial, é recomendável escolher uma gestora leiloeira de confiança. Para isso, leia com atenção o edital da empresa e assegure-se que a mesma possui o certificado de aptidão emitido pela Junta Comercial, conforme está previsto no Decreto nº 21.981 de 1932.  Para ter ainda mais segurança em sua escolha, verifique também, por meio de sites especializados em produzir rankings de reputação, a opinião das pessoas que já participaram dos leilões. 

Busque informações sobre a procedência da moto

Um dos passos mais importantes para obter sucesso em sua compra é saber a procedência do lote de seu interesse. Por isso, é de extrema importância ler atentamente a descrição do produto, pois nessa declaração é possível encontrar dados primordiais, como pendências, status do documento, multas e muito mais. Outra forma de saber a procedência do veículo e certificar-se que a sua situação está regular é acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Assim, você pode ficar por dentro de tudo o que consta no histórico da moto.  

Estipule previamente um lance máximo

Uma das dicas mais essenciais para manter o controle das suas finanças é sair de casa já com um valor máximo de lance preestabelecido. Assim, você não se empolga na hora da competição e gasta apenas a quantia planejada. Além disso, é importante estar ciente que, ao comprar moto de leilão, você também deverá arcar com uma taxa de 5% referente à comissão do profissional leiloeiro e outros serviços. Por isso, defina um valor que também contemple essa taxa.  

Peça auxílio de um profissional

Normalmente, conforme as regras de muitas gestoras, durante os leilões de moto presenciais não é possível avaliar a parte técnica do veículo. Em razão disso, para ter mais segurança na hora de arrematar o lote de seu interesse, obter o auxílio de um profissional em manutenção de automóveis é imprescindível, pois ele pode avaliar de maneira mais criteriosa a parte externa do lote e, com base na descrição fornecida pelo anunciante, dizer se vale a pena o investimento.

Opte por leilões de frota

Se você busca veículos em boas condições, possuindo apenas sinistros de pequena monta, participar de um leilão de frota pode ser uma excelente oportunidade!  Os leilões de frota de moto são uma medida que as instituições privadas encontram para realizar, de maneira rápida e prática, a troca dos veículos antigos que estão no pátio por novos modelos. Sendo assim, você pode encontrar carros novos que apresentam pequenas avarias por preços acessíveis. 

Saiba mais dicas incríveis e faça excelentes negócios!

Agora que você já conhece algumas das dicas fundamentais para comprar moto em leilão, baixe também o nosso Guia Completo para Comprar em Leilões e saiba mais sobre essa modalidade de compra.