Como funciona um leilão online e quais as vantagens

O surgimento da internet trouxe diversas transformações no modo como as pessoas negociam a compra e a venda de bens. Com a evolução das tecnologias de comunicação, o mercado leiloeiro também apresenta constante desenvolvimento, e novas maneiras de realizar esses eventos de venda estão surgindo.

A prática do leilão via internet já é conhecida e utilizada por muitos, porém, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona um leilão online. Para solucionar isso, o blog da Sodré Santoro elaborou um conteúdo para explicar o funcionamento e mostrar as vantagens de participar dessa nova modalidade de compra.

O que é e como funciona um leilão online?

O leilão online é um evento de venda pública, que ocorre por meio da internet, em que qualquer pessoa física ou jurídica, maior de 18 anos, pode anunciar ou comprar um lote. Da mesma maneira que funciona um leilão comum, para arrematar um bem anunciado – ou seja, adquirir o item que está em leilão -, é necessário dar um lance maior do que o valor mínimo estipulado antecipadamente.

Os participantes da modalidade online competem em tempo real com as pessoas que estão pessoalmente no evento, a única diferença é a maneira de dar o seu lance, pois, no leilão online, você oferta a sua quantia e acompanha o desenvolvimento do leilão sem sair de casa, por meio dos auditórios virtuais disponibilizados nas plataformas online da gestora leiloeira.

Quais bens posso encontrar no leilão online?

São diversos lotes, dos mais variados segmentos, que você pode adquirir através dos leilões online. Arremate desde itens de valor, como imóveis e veículos seminovos ou usados, até carcaças, peças específicas de determinados aparelhos e eletrodomésticos antigos. Algumas gestoras leiloeiras são especializadas e só trabalham com certos tipos de lotes, por isso é aconselhável ler o edital para saber mais sobre a empresa e o funcionamento dos leilões.

Todos os bens devem ter as origens comprovadas seguindo uma série de condições jurídicas antes de serem anunciados. Mesmo assim, é importante ler atentamente a descrição para saber mais sobre as especificações e o estado do produto, pois, na modalidade online, não é possível avaliar o lote antes de arrematá-lo.

Vantagens de participar de um leilão online

As pessoas que participam e compram lotes dos leilões online podem aproveitar diversas vantagens exclusivas. Conheça alguns benefícios que só os leilões via internet podem proporcionar:

  • Compra de itens com preços mais acessíveis, comparados aos valores do mercado;
  • Grande variedade de lotes;
  • Compra 100% segura;
  • Você estipula quanto deseja gastar;
  • Participar dos leilões no conforto de sua casa;
  • Ferramentas exclusivas que te ajudam a não perder nenhum lance;
  • Dar o lance previamente.

Participe dos leilões online e arremate o seu lote!

Os leilões online são excelentes oportunidades para você adquirir um bem por preços baixos e acessíveis. Agora que você já conhece como funciona e as vantagens de participar dessa nova modalidade de compra, saiba mais sobre como participar dos leilões online e dê o seu lance sem sair de casa.