Como comprar imóvel em leilão: dicas para ter sucesso no seu lance

Compartilhar

Como comprar imóvel em leilão

Os leilões de imóveis são excelentes oportunidades de negócios para pessoas que desejam adquirir propriedades ou investir no setor imobiliário com valores até 20% abaixo do mercado, segundo especialistas. 

Para você que deseja entrar nesse universo, mas não sabe como comprar imóvel em leilão, o blog da Sodré Santoro preparou um conteúdo com dicas essenciais para você ter sucesso nos seus primeiros lances e arrematar o seu imóvel. Confira as nossas dicas!

Busque informações

Antes de dar o seu lance em algum imóvel em leilão é de extrema importância saber mais sobre esse lote para não ter nenhuma surpresa, como dívidas ou grandes avarias na propriedade, depois de arrematá-lo. Para isso, é recomendável ler com atenção o edital e a descrição do lote, assim, você pode saber o valor mínimo do imóvel, suas condições de compra, seu estado de conservação e muitas outras informações. 

Além disso, para obter mais conhecimento sobre o bem em questão, você também pode checar a situação documental desse imóvel e as suas dívidas antigas, já que, uma vez arrematado o lote, seus débitos serão passados para o futuro proprietário.  

Visite o imóvel

Muitas vezes, é possível marcar uma visita ao imóvel antes do leilão, para ver as suas reais condições e os detalhes da propriedade. Esse passo é essencial para realizar uma compra segura e fazer um bom negócio. 

Porém, muitas propriedades em leilão ainda estão ocupadas por seus antigos donos ou inquilinos. Dessa forma, realizar uma visita é inviável. Nesses casos, uma alternativa para você conhecer o lote é avaliar a parte externa da casa ou, em caso de apartamentos, agendar uma visita em outro imóvel do condomínio que apresente as características parecidas com o bem que você deseja arrematar. 

Defina um lance máximo

Os leilões são eventos de compra e venda pública, em que o ambiente de competição por um lote é bem acirrado. Uma das dicas mais importantes para não se empolgar e gastar mais do que deveria na hora do lance é sair de casa já com um valor máximo predefinido. Dessa forma, você não compromete as suas finanças e tem maior probabilidade de arrematar o bem.   

Fique de olho nos custos extras

Além do valor do lance e da taxa de 5% da comissão adicional do trabalho do leiloeiro – profissional que media o leilão -, o vencedor que arrematar o imóvel no leilão também deverá arcar com as outras despesas do bem, como dívidas passadas (IPTU e condomínio) e possíveis reformas de manutenção do imóvel. Por isso, antes de arrematar a sua propriedade, é de extrema importância deixar uma quantia de reserva para pagar os custos extras do seu lote e não ter nenhuma surpresa no valor final. 

Quer dar mais lances de sucesso? Baixe nosso e-book e saiba mais sobre leilões!

Agora que você já sabe dicas para arrematar um imóvel, baixe o nosso e-book Guia Completo para Comprar em Leilões e conheça mais sobre o universo dos leilões! 

Além disso, se for do seu interesse, veja também o nosso post sobre tudo o que você precisa saber para comprar imóveis em leilão e conheça os benefícios de investir em uma propriedade de leilão. 

Créditos imagem de capa: iStock.com/FabioBalbi

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.