Cuidados na hora de comprar um bem em leilão

Compartilhar

Os leilões oferecem oportunidades para quem quer comprar um bem com preço mais baixo. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre os cuidados na hora de comprar em leilão.

Essas atividades não oferecem riscos, desde que o participante pesquise detalhadamente sobre a credibilidade da leiloeira e as origens dos lotes leiloados. Além disso, é indispensável conhecer o mercado de venda pública.

Para tirar suas dúvidas sobre os cuidados ao comprar em leilão, a Sodré Santoro preparou algumas dicas para você dar os seus lances com segurança e sem complicações para a sua aquisição.

Credibilidade do leiloeiro

Antes de participar de um leilão, é importante conhecer a credibilidade dos serviços do leiloeiro no mercado. Para isso, é possível conhecer alguns dados:

  • Experiência no mercado;
  • Opiniões de clientes;
  • Perfis em redes sociais;

Dessa forma, é mais fácil avaliar se o leiloeiro é seguro para você realizar as suas negociações sem complicações ou erros. 

Confira os editais

Os editais são o cartão de visitas de um leilão. Os conteúdos devem apresentar todas as informações dos itens como:

  • Procedência e origem dos lotes;
  • Características dos produtos;
  • Tipo de leilão, que pode ser judicial ou extrajudicial.

Entretanto, se for participar de um leilão de veículos, confira, antes, o histórico do automóvel. Para os leilões de imóveis, confira se as unidades estão desocupadas.

Conheça o bem antes do leilão

As empresas de leilão costumam abrir visitações, em curto período, para os participantes conhecerem os itens. Com isso, é possível conferir os itens para ter a certeza de que não possuem danos maiores.

Se for participar de um leilão de imóveis, você poderá visitar a unidade conforme a disponibilidade e os períodos informados nos editais.

Em leilões de veículos, você pode visitar os pátios para verificar se os automóveis possuem avarias ou se precisarão de reparos. Leve um mecânico para ajudar na avaliação. 

Valor dos lances

É importante definir um valor conforme as suas condições financeiras e necessidades para comprar o item. 

Você deve ficar atento, pois existem outras despesas com o arremate. Além do pagamento ao leiloeiro, terá custos com a documentação e com possíveis reparos no bem.  

Pesquisa dos bens

Antes de participar de um leilão, confira se existem ofertas semelhantes no mercado. Se for comprar um imóvel, confira se a localização, o preço e o tamanho da unidade correspondem às suas expectativas. 

Para o leilão de veículos, consulte a tabela FIPE para fazer uma comparação com os preços do mercado. No entanto, os leilões podem oferecer descontos que podem chegar a 50% sobre os valores atuais.

Acompanhe as etapas do leilão

Se você der um lance, assista ao leilão até o fim para ter a certeza de que outro participante não cobriu a sua oferta. Acompanhar o desfecho é importante e, se estiver no seu planejamento, pode dar uma oferta maior no item.

Seguindo essas dicas da Sodré Santoro sobre os cuidados na hora de comprar em leilão, poderá fazer um bom negócio. Acompanhe as nossas publicações para saber tudo sobre comprar em leilões!

Créditos imagem de capa: iStock.com/William_Potter

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.