Manutenção preventiva: tudo o que você precisa saber

Compartilhar

A manutenção preventiva é importante para manter a durabilidade e o pleno funcionamento dos veículos. Além disso, previne a segurança e o bem-estar do motorista e dos passageiros durante os trajetos. 

Manter um carro com tudo em dia não ajuda somente na vida útil do veículo, mas, evita que o dono do automóvel não seja pego de surpresa com imprevistos. 

Neste conteúdo, a Sodré Santoro vai tirar as suas dúvidas sobre a manutenção preventiva veicular e a importância de realizar, periodicamente, a avaliação mecânica no seu carro. Acompanhe.

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um serviço que tem o objetivo de identificar problemas e analisar o estado de conservação dos veículos. 

Os proprietários dos automóveis devem ficar atentos aos prazos para a manutenção veicular. Com isso, será possível identificar alguns problemas como danos, avarias ou desgastes no carro. 

Dessa forma, o automóvel pode circular com segurança e sem um risco maior de envolver-se em acidentes no trânsito. 

Para manter o carro com um bom funcionamento, o motorista deve acompanhar o desempenho do automóvel e não perder tempo caso identifique alguma falha veicular. 

Quais são os tipos de manutenção preventiva?

A manutenção preventiva pode se desenvolver por três formas que ajudam a identificar as falhas no veículo:

  • Sensitiva: o mecânico profissional identifica os problemas no veículo por meio de toques, olfato e audição;
  • Instrumentada: funciona com a utilização de equipamentos de fácil manuseio como termômetros ou medidores;
  • Troca de peças, limpeza, lubrificação e ajuste de materiais do carro.

Qual o objetivo da manutenção preventiva?

O principal objetivo é identificar as falhas em algumas partes do veículo como:

  • Motor;
  • Sistema elétrico;
  • Pneus;
  • Filtros de ar;
  • Freios;
  • Óleo e combustível.

A manutenção preventiva veicular consegue restaurar os danos encontrados em um veículo. Se você utiliza o seu carro diariamente ou vai viajar, é importante fazer um check up periódico para não parar nas vias. 

O serviço deve ser realizado para a troca de qualquer peça que coloque em risco a segurança e não afete a qualidade do automóvel. 

Falhas identificadas pela manutenção preventiva

A manutenção preventiva pode evitar as falhas e o envelhecimento das peças de um automóvel. As falhas são identificadas por duas categorias e, para saber mais, veja a seguir. 

Falha potencial

Nessa ocorrência, a manutenção preventiva veicular encontra problemas que não impactam, de imediato, o funcionamento do carro. Contudo, se a falha não for solucionada, poderá evoluir para um defeito maior. 

Falha funcional

Se um problema mecânico não for resolvido em um prazo determinado, poderá comprometer as funções do veículo. 

Em muitos casos, a falha funcional é decorrente de problemas potenciais do veículo. Portanto, quanto mais rápido o motorista identificar um dano, menores serão os custos para consertar o carro. 

Vantagens da manutenção preventiva

Muitos motoristas sabem que não podem deixar de lado a manutenção preventiva do carro. Por outro lado, uma vistoria veicular oferece muitas vantagens como:

  • Redução de falhas ou desgastes;
  • Aumento da vida útil das peças;
  • O motorista pode planejar os reparos e a parada do automóvel;
  • Garantia do funcionamento do veículo;
  • Agilidade nos reparos.

Diferença entre manutenção preventiva e manutenção corretiva

A manutenção preventiva tem o objetivo de identificar e evitar qualquer problema que comprometa o funcionamento do veículo com o passar do tempo. 

No entanto, a manutenção corretiva é indicada para fazer as correções ou a troca das peças danificadas. Esse serviço não possui um caráter inesperado, pois o motorista pode optar quando poderá fazer os reparos. 

Além disso, a manutenção corretiva de um veículo pode gerar despesas elevadas ou desnecessárias, já que pode envolver a troca de materiais novos ou em funcionamento. 

Portanto, a manutenção preventiva pode evitar as falhas funcionais do carro e as desvantagens da avaliação veicular. 

Quando planejar a manutenção preventiva?

Você deve planejar a manutenção preventiva quando identificar um problema no seu automóvel. O motorista deve seguir as recomendações do fabricante sobre os prazos indicados para uma avaliação do carro.

Se você encontrar um defeito e antes de realizar a manutenção preventiva veicular, poderá fazer um planejamento que não comprometa o seu orçamento e o tempo em que ficará sem usar o carro. 

Como fazer o planejamento?

Para não perder tempo ou ter despesas desnecessárias com a manutenção preventiva de carros, poderá seguir algumas dicas como:

  • Faça um levantamento de todas as partes do carro que estão funcionando;
  • Pesquise o preço das manutenções dos veículos;
  • Planeje um orçamento para as despesas;
  • Monte um cronograma para acompanhar o planejamento;
  • Crie um check list para a manutenção;
  • Acompanhe cada passo do serviço.

Importância da manutenção para o carro

Você compreendeu que a manutenção preventiva é importante para proporcionar mais qualidade para o seu veículo. O serviço deve ser feito, periodicamente, para evitar qualquer dano maior na estrutura dos automóveis. 

A manutenção pode evitar que você tenha despesas inesperadas com os reparos e permite que o automóvel possa rodar sem um risco maior de se envolver em acidentes. 

Outro ponto, são os prazos estabelecidos para fazer a manutenção do automóvel. O motorista deve seguir as orientações das fabricantes e ficar atento para qualquer falha no seu carro. 

Para evitar que você fique sem o seu automóvel por muito tempo e não seja pego de surpresa com os reparos, a dica é fazer um planejamento e montar um cronograma com tudo o que deve ser feito no carro. 

A manutenção preventiva é tão importante quanto os cuidados com a sua saúde. Ou seja, para garantir a eficiência do seu automóvel e não arriscar ficar parado na estrada durante uma viagem, não esqueça da avaliação veicular.

Garanta a vida útil do seu veículo e siga essas dicas que a Sodré Santoro preparou para tirar as suas dúvidas. Se quer economizar, não esqueça de cuidar do seu carro! 

Créditos imagem de capa: iStock.com/andresr

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.