IPTU 2026: consulta, calendário e mudanças em São Paulo

Compartilhar

Com vencimento em fevereiro, a primeira parcela do IPTU terá valores disponíveis para consulta a partir de 15/01. Além disso, quem optar pelo pagamento à vista terá desconto de 3%.

A Prefeitura de São Paulo divulgou o Edital do IPTU 2026 que apresenta o calendário de vencimentos e as regras para a entrega das notificações do imposto. Em todos os imóveis, o vencimento da primeira parcela ou o prazo para pagamento à vista ocorre em fevereiro. A partir de 15 de janeiro, os contribuintes poderão consultar os valores do IPTU 2026 no site da Prefeitura.

Para quem optar pelo pagamento à vista garante desconto de 3%. Também será possível parcelar o imposto em até dez vezes. Inicialmente, os contribuintes receberão a notificação com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Em 2026, a Prefeitura deixará de enviar as demais parcelas por correio, que deverão ser emitidas exclusivamente pela internet, no site iptu.prefeitura.sp.gov.br.

Pagamento

Além das modalidades tradicionais de pagamento do IPTU 2026, os moradores de São Paulo poderão utilizar novamente o PIX para quitar o imposto. Nesse caso, o contribuinte deve emitir a guia com o código de pagamento exclusivamente pelo site iptu.prefeitura.sp.gov.br.

Ao optar pelo PIX, é importante observar as seguintes orientações:

• A guia deve ser gerada na página oficial da Secretaria Municipal da Fazenda, pelo endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br;
• No momento do pagamento, deve constar como beneficiário a Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18);
• O QR Code deve ser emitido pelo Banco Bradesco S/A.

Outra forma disponível para quitar o IPTU 2026 inclui os terminais de autoatendimento e o internet banking dos bancos conveniados. Nesses canais digitais, não é necessário imprimir o documento, sendo suficiente informar o número de cadastro do imóvel, disponível nas notificações do IPTU. Já nos guichês de caixa e nas casas lotéricas, é obrigatória a apresentação da guia impressa.

Por fim, os contribuintes também podem pagar o IPTU 2026 por débito automático. Quem já utiliza essa modalidade continuará com a opção válida em 2026. Caso ainda não tenha aderido, o contribuinte pode pagar a primeira parcela pelos canais convencionais e optar pelo débito automático até a data de vencimento, com validade a partir da segunda parcela.

Confira o Edital do IPTU 2026

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.