Tudo o que você precisa saber sobre carros utilitários

Compartilhar

Os carros utilitários podem ser um grande desafio para os compradores. Não apenas os preços podem ser bem variantes no mercado, mas as opções de marcas disponíveis também acabam gerando grandes dúvidas. Sendo assim, é importante buscar informações sobre o veículo antes de adquiri-lo.

Antes de mais nada, é válido fazer pesquisas aprofundadas sobre o modelo, levando em consideração as suas necessidades e equipamentos importantes que podem vir junto com o veículo. Ainda assim, é possível permanecer com algumas dúvidas. Para tirá-las, confira o artigo com os pontos mais importantes do automóvel.

Qual o objetivo dos carros utilitários?

Diferentemente de um carro sedan, os carros utilitários precisam ser muito bem avaliados antes da aquisição. Cada condutor deve saber para o que, exatamente, vai utilizar o veículo, fazendo com que isso o ajude a listar as características que o modelo em específico precisa ter para cumprir todas as expectativas.

É muito comum que o veículo seja utilizado para o trabalho. Muitas pessoas acabam comprando esse tipo de automóvel para levar cargas pequenas ou até mesmo para passeios em família, caso o número de integrantes seja um pouco maior do que o normal. Além disso, também é possível utilizá-lo para trabalhar com viagens entre cidades.

O carro utilitário, assim como qualquer outro modelo, deve ser comprado apenas após ter certeza dos seus objetivos. Ele é muito vantajoso para a área comercial e, também, para quem gosta muito de viajar com um grande número de pessoas. Então, se um dos seus objetivos está ligado a esses elementos, saiba que vale a pena.

Quais são os modelos dos carros utilitários?

Assim como o carro SUV, esse tipo de veículo possui alguns modelos que podem ser escolhidos de acordo com a necessidade do comprador. Dentre os mais procurados e que fazem a diferença no dia a dia dos condutores estão:

  • utilitário tradicional: é aquele que está diretamente voltado para a prática comercial, sendo o mais indicado para transportar cargas, sejam elas de grande ou médio porte. Ele é bem mais potente e possui um espaço bem amplo. Os mais comuns são picapes, vans, multivans e caminhões leves.
  • utilitário leve: também é muito conhecido como utilitário esportivo. Está mais voltado para o transporte de passageiros. Sua tecnologia é bem mais avançada e o conforto é garantido tanto para o motorista quanto para os seus acompanhantes. Os mais comuns são o Strada, Toro e Saveiro.

Quais as principais características do modelo?

Os carros utilitários também possuem características bastante acentuadas, que os diferem de outros tipos de carros, como o carro esportivo. Ele está mais ligado ao trabalho pesado, que precisa de um espaço mais amplo para garantir conforto a todos os envolvidos.

Dentre suas principais características, é possível mencionar:

  • altura da carroceria muito maior do que a de outros veículos de passeio;
  • configurações internas capazes de acomodar tanto cargas quanto pessoas;
  • capacidade de carga mista dentro de uma mesma parte do veículo;
  • a maior parte dos carros utilitários brasileiros não utiliza caçamba.

Crédito imagem de capa: iStock.com/Tramino

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.