A placa Mercosul foi criada para os veículos que transitam entre os países que fazem parte desse grupo financeiro. Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e o Brasil identificam os automóveis com quatro letras e três números, além do país de registro do carro.
O método muda o padrão das placas e, com isso, deixa de informar a cidade de domicílio do veículo. Desde 2020, o Brasil adotou esse modelo de emplacamento e, assim, é possível identificar os carros conforme a bandeira dos países que fazem parte do Mercosul.
O Mercosul foi criado em 1991 com a assinatura do governo dos países envolvidos e tem a finalidade de promover o livre comércio sem os trâmites burocráticos para exportação. Além desses países, a Bolívia e o Equador aguardam a entrada para o grupo comercial.
Por outro lado, a placa Mercosul letras registra as informações do veículo por QR Code e, com isso, consegue auxiliar na identificação de clonagens de veículos e de placas falsificadas.
Sendo assim, criamos este guia para você entender as placas Mercosul, os objetivos desse novo sistema de emplacamento e como adquirir a identificação. Confira, também, se é obrigatória a alteração da sua placa atual para esse padrão.
Prossiga a leitura para saber mais.
Como adquirir a nova placa Mercosul?
Muitos motoristas têm dúvidas sobre a necessidade de alterar a placa dos seus veículos para o modelo internacional. No entanto, a nova placa não é obrigatória, mas deve ser usada em casos específicos, como:
- primeiro emplacamento;
- troca de domicílio municipal ou estadual;
- danos, furtos ou mudança de categoria dos veículos.
Os países que fazem parte do Mercosul estão com o sistema avançado, mas não mantêm prazos para a troca das placas. No Brasil, o novo modelo deixou de ser da responsabilidade total do Detran, devendo ser solicitado às empresas credenciadas pelo órgão.
Para a alteração, confira o passo a passo:
- acesse o site do Detran;
- peça a emissão de um novo Certificado de Registro do Veículo (CRV);
- faça a vistoria do automóvel;
- na página do Detran, confira a relação das empresas que fazem a nova placa;
- pague a taxa do serviço, que varia conforme os estados brasileiros.
O registro e a emissão de documentos dos veículos com a nova placa continuará a ser feito por cada Detran. Além disso, o novo documento permite uma combinação de mais de 450 milhões de veículos que usam o novo método.
O que são as novas placas?
As novas placas têm sete dígitos, com quatro letras e três números, e também trazem a bandeira de cada país do Mercosul. A nova combinação, no Brasil, seguirá o padrão “ABC1D23” registrado em um fundo branco.
Os caracteres da placa Mercosul letras vêm com cores diferentes conforme o tipo do veículo:
- preto: carros particulares;
- azul: carros oficiais;
- vermelho: carros de uso comercial ou para motoristas aprendizes;
- verde: veículos de teste;
- dourado: veículos para funções diplomáticas;
- cinza ou prata: automóveis raros ou de colecionadores.
Além disso, a placa apresenta um QR Code, onde estarão registradas as informações do veículo e pelo qual se consegue identificar qualquer tipo de clonagem. Você pode saber como ficará a identificação do seu automóvel trocando o segundo dígito numérico, de 0 a 9, por letras de A até J.
Veja mais sobre as cores da placa Mercosul letras
Como fica a placa atual dos veículos?
A placa do seu carro continua valendo por tempo indeterminado, salvo em situações que exijam a mudança. Porém, o motorista deve ficar atento para a troca do registro, pois a substituição da placa cinza não pode ser feita pelo mesmo modelo, independentemente do motivo.
Mas, se você precisar transferir o registro para outro estado brasileiro, deve fazer isso em até 30 dias após a mudança. Desse modo, a pessoa deve entrar em contato com o Detran do estado para obter mais orientações sobre o novo emplacamento.
Pode trocar a placa voluntariamente?
Se o motorista quiser a placa no padrão Mercosul sem a necessidade de alteração, pode solicitar o emplacamento. Porém, deve seguir as orientações para a mudança, como fazer a vistoria, tirar o novo CRV e pagar os custos da alteração.
No entanto, é importante lembrar que o veículo não pode ter pendências com o Detran. Por isso, se tiver multas ou débitos de impostos, providencie o pagamento antes de trocar a placa.
O que aparece ao escanear o QR Code da placa Mercosul?
O QR Code da placa Mercosul letras fica no canto superior à esquerda e contém as informações sobre o carro. Para ler os dados, que devem estar cadastrados no Denatran, é necessário baixar o aplicativo VIO para Android e iOS no celular.
Com isso, o escaneador apresenta as seguintes informações:
- placa;
- dia, hora, município, estado e país do registro;
- empresa responsável pelo emplacamento;
- localização da placa (dianteira ou traseira);
- status da placa (se está ativa ou não);
- dados do estampador da placa;
- chassi do veículo;
- marca, modelo e ano de fabricação do automóvel.
Dessa forma, é possível saber todas informações sobre o veículo e, ainda, se o automóvel é roubado ou teve os documentos clonados. Logo, não existirão dificuldades para o motorista transferir ou fazer o licenciamento anual do automóvel.
Entretanto, o QR Code também registra as pendências do veículo, como débitos com multas ou impostos. Além disso, o escaneador evita as placas frias, que servem para burlar as leis e as fiscalizações de trânsito.
Saiba tudo sobre o IPVA 2022
Quais as vantagens da placa Mercosul?
Agora que você já sabe o que é a placa Mercosul, entendeu a necessidade e a importância desse registro nos automóveis.
Dessa forma, os veículos com o novo emplacamento ficam fáceis de serem identificados e, além disso, o serviço contribui para melhorar as relações comerciais entre os países do Mercosul.
Apesar de não ser uma obrigatoriedade para os motoristas, a alteração para a placa Mercosul letras pode ser feita conforme a vontade do proprietário do veículo e atende às exigências da legislação de trânsito brasileira.
Conheça a Sodré Santoro
Crédito imagem de capa: iStock.com/DarthArt