Termos do mercado de leilões que você precisa conhecer

Os leilões possuem uma série de termos muitos específicos e é preciso entender e conhecer alguns deles para não ficar com dúvidas na hora de participar de um leilão presencial ou online. Pensando nisso, listamos abaixo as principais expressões e seus respectivos significados:

 

  • Leiloeiro: é a pessoa registrada na junta comercial do estado onde irá ocorrer o leilão, basicamente é um representante do vendedor, responsável pela comercialização dos bens.

 

  • Comitente: é o vendedor, ou seja, aquele que disponibilizou o item que será leiloado. Pode ser um banco, uma empresa, uma seguradora, etc.

 

  • Arrematante: é o comprador, aquele que ofereceu o maior lance e venceu o leilão, ou seja, arrematou o item.

 

  • Lote: é um bem ou um conjunto de bens que serão leiloados de uma única vez. Quando você dá um lance para um lote está oferecendo aquele valor por todos os bens daquele conjunto. No caso dos veículos ou imóveis geralmente o comum é um só carro ou um só imóvel por lote. Mas em alguns casos, principalmente de materiais, é possível que vários itens sejam leiloados em conjunto, em um único lote.

 

  • Lance mínimo, valor mínimo ou valor de reserva: é o menor valor que o vendedor aceita por aquele lote ou aquele bem. Ele é definido pelos avaliadores do próprio comitente.

 

  • Lance inicial: é o primeiro lance ou o valor pelo qual o leiloeiro inicia o leilão, ele costuma ser um pouco abaixo do valor de avaliação para despertar o interesse dos participantes.

 

  • Lance condicional ou venda condicional: é quando o leiloeiro aceita um valor ou lance abaixo do valor mínimo estabelecido pelo vendedor. Nesses casos o leiloeiro precisa entrar em contato com o vendedor e verificar se ele autoriza ou não a venda.

 

outros termos usados também, mas agora você já conhece os mais comuns. Se ainda ficou com alguma dúvida acesse nosso site e confira como participar dos leilões, ou faça download do nosso e-book, ele vai te ajudar a entender melhor como funciona cada etapa dos leilões e o que analisar na hora de dar um lance.

 

ebook-guia-completo