Leilão: o que é e quais as vantagens de um leilão

Compartilhar

O leilão é uma das modalidades de compra mais antigas do mundo, que continua se perpetuando até os dias de hoje. Atualmente, esse tipo de negociação é muito procurado por pessoas que desejam economizar na hora de adquirir itens de valor, como veículos ou casas.

Mesmo sendo uma atividade milenar, diversas pessoas ainda desconhecem essa categoria de venda e não sabem exatamente o que é um leilão. Então, para sanar algumas dúvidas, o blog da Sodré Santoro elaborou um conteúdo com informações detalhadas sobre o que é, como funciona e as principais vantagens de participar de um leilão.

O que é e como funciona um leilão?

O leilão é uma prática de venda pública da qual qualquer pessoa física ou de representação jurídica, maior de 18 anos, pode participar e arrematar qualquer produto. Nesses eventos, normalmente, os lotes anunciados procedem de órgãos públicos ou de empresas privadas que anunciam os seus bens para o público por meio das empresas leiloeiras.

É possível encontrar inúmeros itens de diferentes segmentos para leilão, como veículos, eletrodomésticos, peças de determinados aparelhos e muito mais. Para arrematar qualquer lote, ou seja, comprar algum item em leilão, é preciso dar a maior quantia em dinheiro pelo bem, a partir do valor mínimo já preestabelecido.

Como faço para participar?

Existem duas opções para participar dessa modalidade de compra: de modo presencial ou online. Se você deseja participar presencialmente dos leilões é simples, basta comparecer ao auditório da gestora leiloeira, no horário e data marcados.

Para participar dos leilões no modo online é preciso realizar um cadastro na plataforma digital da empresa leiloeira e, após a confirmação dos seus dados, você já está apto para dar o seu lance em qualquer lote anunciado no site.

Quais são as vantagens de participar de um leilão?

Há diversas vantagens em participar e adquirir itens por meio dos leilões, entre elas podemos destacar:

  • Preços acessíveis comparados aos valores que encontramos no mercado;
  • Compra feita nos leilões também é 100% segura;
  • Variedade de produtos;
  • Você determina o quanto deseja gastar;
  • Modalidade online: você participa dos leilões sem sair de casa.

Saiba mais: conheça os principais tipos de leilões

Agora que você já sabe o que é um leilão e as incríveis vantagens que essa modalidade de compra oferece, conheça os tipos de leilões dos quais você pode participar e arremate o seu primeiro lote.

Crédito imagem de capa: iStock.com/LightFieldStudios

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.