5 dicas para fazer um bom negócio em leilão de carros

Comprar em leilão de carros sempre levanta muitas dúvidas, afinal é preciso entender como funciona esse tipo de negociação e conhecer algumas características próprias do leilão para conseguir identificar um bom negócio.

Por isso, separamos 5 dicas para quem deseja encontrar uma ótima oportunidade de compra e trocar de carro pagando abaixo do mercado.

 

Dê preferência a leilões de financeiras e leilões de carros de frota

No leilão há veículos de diferentes origens, por isso é bom ficar atento. Se você busca um carro para uso próprio e não quer ter burocracia com sinistro ou ter que consertar o carro devido a algum dano, as melhores oportunidades podem estar veículos provenientes de financiamento e de frota.

Os automóveis de financeira são aqueles que foram financiados, mas não foram pagos e por isso estão indo a leilão e os de frota, são aqueles de empresas que estão renovando seus veículos. Ambas são ótimas oportunidades para adquirir carros em boas condições de uso e até mesmo com baixa quilometragem.

 

Vejo o carro pessoalmente antes do leilão

Independente da origem do carro ou de como ele parece nas fotos, é fundamental ir vê-lo pessoalmente. Os leiloeiros sempre permitem a visitação antes do leilão, então faça questão de ir examinar o veículo e, se preferir ou encontrar algum dano, leve também um mecânico para verificar os custos do conserto.

 

Leia atentamente o edital e as observações sobre o veículo

Se você se interessou por algum lote, leia todas as informações e observações sobre ele. Verifique inclusive o prazo para ser entregue a documentação do carro, se ele possui pendências (licenciamento, IPVA, seguro obrigatório, etc.) e de quem é a responsabilidade sobre o pagamento destes débitos.

 

Estabeleça um valor limite para o carro

Pesquise o valor de mercado do veículo e estabeleça um lance limite, de maneira que você possa pagar e ainda sair ganhando em comparação ao valor real do automóvel. Lembre-se também de levar em conta o valor da comissão do leiloeiro, despesas administrativas e se o automóvel possui débitos.

 

Escolha mais de uma opção de veículo

Na hora de escolher qual o carro em que deseja dar lances, sempre veja mais de uma opção no site do leiloeiro. Assim, caso não consiga arrematar o primeiro, terá uma segunda opção para tentar novamente.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando nosso Blog e acesse nosso site para conferir os próximos veículos que irão a leilão.