5 dicas para fazer um bom negócio em leilão de carros

Compartilhar

Os leilões se tornaram uma opção atraente para muitas pessoas comprarem bens como veículos ou imóveis mais baratos, mas é necessário entender esse mercado. Para isso, a Sodré Santoro preparou este conteúdo com 5 dicas para você fazer um bom negócio em leilão de carros. 

Confira a seguir algumas orientações para fazer excelentes negócios em leilão de carros e sem preocupações na hora de dar os seus lances. 

1. Dê preferência a leilões de financeiras e leilões de carros de frotas

O leilão de carros oferece lotes com diferentes origens, portanto, é importante analisar a opção mais segura. Os participantes podem arrematar os veículos em bom estado de conservação, mas convém verificar a necessidade de reparos. 

As melhores oportunidades podem estar nos veículos de financeiras, que foram retomados por débitos no financiamento e não possuem danos maiores. Os leilões de frotas também são interessantes, por se tratar da renovação das concessionárias.

Em ambas as oportunidades, os participantes do leilão de carros podem encontrar veículos com pouca circulação ou até mesmo zero quilômetro. 

2. Faça uma visita

Além da possibilidade de conferir as fotos dos veículos antes do leilão, você pode conhecer os automóveis nos pátios das leiloeiras. É comum as empresas abrirem a visitação em poucos dias antes dos leilões. 

Se possível, leve um mecânico para analisar a necessidade de reparos nos veículos do seu interesse. 

3. Leia atentamente o edital e as observações sobre o carro

O primeiro passo para participar de um leilão de carros é conhecer as informações sobre o evento e os lotes. Não deixe de ler o edital do gestor e analise as informações descritas sobre:

  • Origem e procedência dos veículos;
  • Valor mínimo para o lance;
  • Histórico veicular;
  • Documentação do automóvel;
  • Possibilidade de participar do leilão online;
  • Pendências sobre os carros.

4. Estabeleça um valor limite

Uma das vantagens do leilão de veículos é a possibilidade do participante determinar quanto quer gastar. Leve em conta a sua capacidade financeira e lembre-se de outras despesas, como:

  • Taxa de comissão e despesas administrativas do leiloeiro;
  • Possibilidade de reparo no veículo arrematado;
  • Pagamento de tributos para a legalização do automóvel no Detran.

5. Escolha mais de uma opção de veículo

Os negócios em leilão de carros permitem que o participante escolha mais de uma opção para dar os lances. Se não for possível arrematar um veículo, você poderá disputar outras ofertas disponíveis nos lotes.

Conheça mais detalhes sobre o leilão de financeiras e o leilão de frotas.

Quem pode participar do leilão de veículos?

Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá se inscrever no leilão de carros, desde que atenda a algumas exigências, como:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter capacidade financeira para pagar os lances;
  • Não possuir restrições em órgãos de proteção ao crédito;
  • Apresentar documentos de registro de pessoa física ou jurídica.
  • Empresas: apresentar o CNPJ, estatuto comercial e os documentos dos gestores.

Participe do leilão de carros da Sodré Santoro

Agora que você conheceu as 5 dicas para fazer um bom negócio em leilão de carros, faça a sua inscrição no site da Sodré Santoro e arremate o seu automóvel. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas.

Créditos imagem de capa: iStock.com/DanielTadevosyan

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.