Tudo o que você precisa saber sobre carro esportivo

Compartilhar

Por muito tempo, um carro esportivo era visto como algo que poucas pessoas podiam comprar. Produzidos em alto luxo e, em alguns casos, com muito requinte, atualmente, esses modelos podem ser adquiridos com mais facilidade.

Moderno, bonito e com um design que chama a atenção por onde passa, o carro esportivo é conhecido pela potência do motor, mecânica descomplicada e alta durabilidade de peças.

A Sodré Santoro preparou este guia com tudo o que você precisa saber sobre os carros esportivos vendidos no Brasil, suas características e as vantagens que esses veículos oferecem. Acompanhe!

O que é um carro esportivo?

Um carro esportivo sempre foi muito admirado e costuma atrair muitos olhares pelas ruas. Esse tipo de automóvel é conhecido por ter uma excelente qualidade de motor e uma alta durabilidade.

Você certamente já deve ter se deparado com muitos modelos assim e imaginou que esse tipo de veículo deve custar uma fortuna, correto? De fato, comprar um carro esportivo já foi sinônimo de riqueza, status e poder.

No entanto, o carro esportivo foi alinhado no mercado, e o seu preço, a partir de R$ 88 mil,  está mais acessível. Eles ainda estão longe de se tornarem populares, mas já é possível encontrar modelos para um público maior.

Esses automóveis estão associados a velocidade, praticidade e segurança. Ou seja, é possível fazer um trajeto em um tempo menor se comparado a outros veículos. 

Por conta disso, o carro esportivo pode ser adquirido com preços diferentes, conforme os tipos do veículo, as necessidades e o perfil financeiro dos motoristas. 

Principais características de um carro esportivo

Único, arrojado e esbanjando beleza e sofisticação, o carro esportivo possui características que deixam muitos motoristas e admiradores impressionados. Além do luxo, que é sua principal característica, ele ainda traz outros detalhes. Veja quais a seguir.

Motor

Os motores dos carros esportivos ficam localizados na parte entre-eixos ou central, o que gera mais tração, velocidade e distribui melhor o peso dos veículos. Alguns modelos, como Porsche, Ferrari e Lamborghini, possuem essa característica.

Espaço interno

Os carros esportivos têm um espaço interno maior, inclusive, para o porta-malas. Nesse ponto, os carros SUVs, como os modelos da série X da BMW e o Volkswagen Polo GTS, são considerados ideais, já que possuem um compartimento interno maior para transportar volumes.

Além disso, a distribuição do peso faz com que o centro de gravidade do veículo fique menor, o que gera mais estabilidade, conforto e segurança para dirigir. 

Design

Um carro esportivo costuma chamar atenção do público e, por isso, é produzido com uma carroceria mais robusta e forte. O design tem a intenção de trazer uma dinâmica melhor para o veículo.

Vantagens de adquirir um carro esportivo

Até aqui, você já percebeu que um carro esportivo pode trazer inúmeros benefícios para o motorista, desde a funcionalidade até o gosto pessoal. 

Então se você é amante de carros, já se apaixonou pelo carro esportivo e pretende investir nesse veículo, poderá ter muitas vantagens, como: 

  • Alto desempenho;
  • Design diferenciado e imponente;
  • Fabricação com materiais nobres e de alta qualidade;
  • Pintura externa com excelente acabamento e durabilidade;
  • Parte mecânica descomplicada;
  • Tecnologia pioneira a bordo, como controle de tração, segurança com airbags em todo o veículo e estabilidade.

Carro esportivo zero quilômetro ou usado?

Os carros de luxo ainda despertam dúvidas em muitos motoristas. Por isso, é importante analisar as características e os preços do veículo no mercado. 

Atualmente, é possível adquirir um carro esportivo em diversas formas, mas existem alguns fatores que devem ser considerados.

Portanto, se você pretende comprar um autoesporte zerado, poderá ter vantagens, como: 

  • Baixo custo de manutenção, já que o veículo é novo, possui qualidade de fabricação e não precisará de reparos constantes;
  • Revenda: facilidade para vender um carro em boas condições de uso e teve apenas um proprietário pode ser mais fácil;
  • Autonomia na escolha do veículo: comprando um modelo zerado, você poderá personalizar o seu carro com as cores, acabamento e acessórios.

Agora, se você deseja comprar um carro esportivo seminovo ou usado, também poderá ter vantagens, como:

  • Preço mais baixo;
  • Menor quilometragem;
  • Mais acessórios e equipamentos instalados no veículo.

Quais os melhores carros esportivos?

O ano de 2023 chegou recheado de lançamentos de veículos, inclusive, de carros esportivos. A nova frota promete trazer diversos modelos, como: 

  • Aston Martin Vantage V12;
  • BMW XM;
  • BMW M2;
  • Ferrari Purosangue;
  • Ferrari 296 GTS;
  • Fiat Fastback Abarth;
  • Fiat Abarth 500e;
  • Honda Civic Type R;
  • Lamborghini Huracan Sterrato;
  • McLaren Artura;
  • Mercedes-AMG C63;
  • Toyota Corolla GR;
  • Volkswagen Polo e Virtus.

Como escolher um carro esportivo em leilão?

Escolher um carro esportivo não é tarefa difícil, desde que você observe todos os detalhes do veículo antes de bater o martelo. 

Inclusive, você pode encontrar um carro esportivo no leilão de veículos da Sodré Santoro. A empresa oferece um catálogo completo com as informações sobre os automóveis e a procedência dos lotes. 

Os carros de leilão da Sodré Santoro podem ser arrematados com descontos que variam entre 30% e 50% em comparação à tabela FIPE. Você ainda terá um suporte completo dos especialistas da empresa, para não ter nenhuma dúvida na hora de dar os seus lances. 

Entre em contato com a Sodré Santoro e faça o seu cadastro para participar do leilão de carros.

Conheça também os carros esportivos baratos.

Por que comprar um carro esportivo?

Agora que você conheceu tudo sobre um carro esportivo, é hora de avaliar se vale a pena comprar esse tipo de veículo

O carro era sinônimo de riqueza e ostentação no passado, mas, hoje, já caiu no gosto de muitas pessoas com diferentes tipos de perfis econômicos.

Um carro esportivo traz uma sensação de liberdade maior ao motorista e para os passageiros, já que o veículo pode ser ideal para quem gosta de alta velocidade nas estradas. 

Além disso, o carro oferece estabilidade e segurança, proporcionando tranquilidade para quem gosta de viajar e praticidade para transportar bagagens.

Créditos imagem de capa: iStock.com/Arand

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.