Como saber se o site de leilão é confiável

Por proporcionar diversas vantagens para os seus participantes, como adquirir itens com valores acessíveis sem sair de casa, os leilões realizados via internet são muito conhecidos e praticados nos dias de hoje.

Mesmo com essa grande popularidade, algumas pessoas ainda têm receio de comprar algum bem por meio desses eventos de negociação online, pois não acham o site de leilão confiável. Então, para solucionar isso e trazer mais segurança na hora de participar dos leilões, o blog da Sodré Santoro elaborou um conteúdo para explicar o que faz um leilão ser seguro e com dicas para você saber se o site da gestora leiloeira é de fato confiável.

O que garante a segurança de um leilão?

Para uma empresa realizar eventos de compra e venda pública é necessário apresentar um certificado de aptidão emitido pela Junta Comercial. Segundo o Decreto nº 21.981 de 1932, a empresa gestora e o leiloeiro – pessoa responsável por mediar e conduzir o leilão – precisam passar por uma série de comprovações, determinadas pelo Tribunal de Justiça, como análises documentais e verificação de idoneidade. Sendo assim, não é qualquer site que pode executar um leilão.

Como saber a veracidade do site de leilão?

Para obter mais segurança e saber se o site da gestora leiloeira realmente é confiável, é preciso tomar alguns cuidados para evitar possíveis problemas. Confira as dicas que o blog da Sodré Santoro separou para você.

Leia o edital

Antes de dar o seu lance em alguma plataforma leiloeira é importante conhecer bem a empresa. Entre no site da gestora escolhida e saiba mais sobre a sua história, suas políticas e leia atentamente o edital para conhecer as regras que são aplicadas para os participantes e anunciantes do leilão.

Verifique as avaliações

Um dos passos mais importantes para verificar a idoneidade do site do leilão é saber sobre a reputação da empresa. Por isso, verifique a opinião das pessoas que já participaram dos leilões e considere se a gestora possui uma boa avaliação no setor. Você pode encontrar sites que específicos que coletam informações e fazem um ranking sobre a qualidade dos serviços das empresas, como o ReclameAqui, por exemplo.

Confira a certificação de segurança HTTPS

O HTTPS é um selo de proteção que o site oferece para os seus usuários. Com ele a comunicação fica criptografada e ocorre um aumento na segurança dos dados presentes na página. Sendo assim, um site confiável e que prioriza a proteção das informações dos seus participantes precisa possuir esse selo.

Conheça os postos de atendimento

Optar por uma gestora leiloeira que possua postos de atendimento e pátios presenciais é uma das maneiras de obter mais segurança em sua participação. Você pode conhecer a empresa, adquirir informações sobre os lotes anunciados nos leilões pessoalmente e obter mais segurança em sua compra.

Saiba mais sobre os leilões online e dê o seu lance sem sair de casa!

Agora que você já sabe como verificar se o site de leilão é confiável, escolha uma empresa gestora de confiança e arremate o seu primeiro lote! Se também for de seu interesse, baixe nosso e-book Guia Completo para Participar de Leilões e saiba mais sobre o universo dos leilões.