Qual a procedência dos itens vendidos em um leilão?

Compartilhar

Uma das principais dúvidas no mercado de venda pública é sobre a procedência dos itens vendidos em leilão. Afinal, de onde vêm os lotes e como saber se os produtos são originais e não causarão problemas no futuro?

Existem diversos tipos de leilões e os mais comuns são os de veículos e de imóveis. Com o aumento dessa atividade no país, cresce também o número de pessoas interessadas em adquirir bens com preços mais baixos.

A Sodré Santoro é referência no mercado de leilões e desenvolveu este guia para explicar sobre a origem dos bens leiloados, como saber a procedência e quais os cuidados que devem ser tomados antes de arrematar um item.

Origem dos bens de um leilão judicial

A procedência dos itens vendidos em leilão pode variar, sendo conhecida por meio dos leilões judiciais ou extrajudiciais. Imóveis e veículos podem ser incluídos nessa categoria com as seguintes origens:

  • Bancos ou financeiras;
  • Consórcios.

O leiloeiro deve informar sobre a procedência dos lotes nos editais e confirmar os dados antes dos pregões. Independente da origem do produto, os arrematantes pagarão apenas o preço negociado no leilão. 

Conheça dicas para saber se um leilão é confiável.

De onde vem os bens de um leilão extrajudicial?

Nesse tipo de leilão, existem diversos tipos de lotes com origens e categorias diferentes. Os leilões extrajudiciais disponibilizam alguns bens como:

  • Imóveis;
  • Veículos;
  • Materiais: produtos eletrônicos, peças de automóveis, móveis, objetos de decoração, entre outros;
  • Sucatas.

 Os produtos deste tipo de leilão, possuem origens como:

  • Bancos ou financeiras, quando um proprietário não quita as parcelas de um financiamento;
  • Seguradoras: o item não foi coberto por um seguro;
  • Renovação de frotas de concessionárias ou de fabricantes de automóveis;
  • Detran, que leiloa os veículos deixados em pátios há mais de 90 dias;
  • Receita Federal, em lotes apreendidos.

Veja como funciona o leilão de imóveis.

Leilões da Sodré Santoro

A Sodré Santoro atua no mercado desde 1979 e tornou-se excelência em leilões públicos. A empresa é uma das maiores referências em leilões presenciais e online da América Latina, e presta seus serviços com profissionalismo e respeito aos clientes.

Para manter os cuidados na hora de comprar em leilão, você pode contar com suporte completo para participar dos leilões da Sodré Santoro. Além disso, a leiloeira disponibiliza um catálogo completo sobre os lotes.

Com isso, o participante pode saber a procedência dos itens vendidos em leilão.

Participe dos leilões da Sodré Santoro e compre o seu bem de forma ágil e sem complicações. Entre em contato conosco para ter um atendimento personalizado com os nossos especialistas!

Crédito imagem de capa: iStock.com/peshkov

Aperte Enter para procurar ou ESC para sair.