Qual a procedência dos itens vendidos em um leilão?

Essa é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que têm interesse em participar de um leilão presencial ou um leilão online.

Principalmente quando falamos do leilão de veículos, porque muitas pessoas acreditam que são leiloados apenas carros e motos de seguradoras, que já foram batidos ou roubados, etc.

Bom, a primeira coisa importante a se entender é que não existe apenas o leilão de veículos, mas também o leilão de imóveis e de materiais.  A segunda questão é que não é assim como a maioria imagina, os bens leiloados podem ter as mais diversas origens. Vamos entender isso melhor?

 

De onde vêm os carros de leilão? E os imóveis?

Há basicamente dois tipos de leilões, os extrajudiciais e os judiciais. Então há veículos de seguradoras sim nos leilões, mas há também de bancos, concessionárias, frotas, financeiras, locadoras, consórcios e provenientes de mandados judiciais. O mesmo ocorre com imóveis, eles podem vir de empresas, de bancos, mandados judiciais, etc.

Existem muitas possibilidades e inúmeros casos, por exemplo, é possível encontrar um leilão de imóveis ou leilão de carros que foram financiados juntos a um banco, mas que não foram pagos e, portanto, foram retomados e vão ser leiloados. Ou de um imóvel que pertencia a uma empresa, ou de veículos vindos de frota, entre tantas outras opções.

Um ponto importante é que sempre é informada a origem do item que está sendo leiloado, então não há por que ter receio de comprar em leilão, desde sejam lidas todas as informações e observações antes de dar um lance.

 

Onde é possível encontrar as informações sobre os leilões que serão realizados?

Nos sites dos leiloeiros é possível acessar todas as datas e lotes dos leilões que serão realizados. Além disso, em cada lote é possível verificar todos os detalhes sobre cada item, a origem dele, as condições, etc.

Assim fica mais fácil analisar as possibilidades e verificar se há algum item que realmente desperte o seu interesse. Para facilitar ainda mais o processo, algumas organizações, como a Sodré Santoro, disponibilizam os leilões online, dessa forma você pode participar e dar os lances sem sair de casa.

Ainda com dúvidas? Baixe o nosso e-book, preparamos esse material para te ajudar a fazer um bom negócio.

 

ebook-guia-completo