Leilão judicial: Tudo o que você precisa saber sobre esta modalidade de compra!

Você sabe o que é um leilão judicial? Essa é uma das modalidades de compra mais procuradas por quem deseja adquirir bens de valor, como propriedades e automóveis, por preços acessíveis.

Quer saber mais? Então, confira o post que o blog da Sodré Santoro preparou com todas as informações detalhadas sobre o que é, como funciona e as principais vantagens de participar deste tipo de leilão.

Leilão judicial: o que é e como funciona?

O leilão judicial é uma modalidade de compra e venda pública promovida através de um processo executado por um juiz, podendo ocorrer na esfera municipal, estadual ou federal, contemplando apenas processos em 1ª instância.

Em geral, este é um evento utilizado como último recurso pela Justiça para realizar o pagamento de uma dívida, como hipoteca ou financiamento. A penhora do bem e sua entrega ao leilão judicial só acontece após diversas tentativas de renegociações com o antigo proprietário. Sendo assim, quando não há mais alternativas, o lote é vendido e o dinheiro arrecadado é utilizado para quitar os débitos.

Nos leilões judiciais, é possível encontrar itens dos mais diversos segmentos, como carros, casas, terrenos, móveis antigos e até propriedades de luxo, sempre com valores atrativos.

Leilão judicial ou extrajudicial: entenda as diferenças

Diferentemente da modalidade judicial, que só pode ser executada por meio de uma determinação da Justiça, os leilões extrajudiciais, também conhecidos como “leilões empresariais”, apresentam natureza privada, pois são promovidos por grandes empresas ou instituições financeiras.

Nestes eventos, é comum encontrarmos empresas que desejam vender de maneira rápida os seus inventários de produtos, como frotas de veículos ou grandes quantidades de móveis, por exemplo. Desta forma, eles ofertam os seus bens nos leilões extrajudiciais por preços mais baixos, para que sejam vendidos mais rapidamente.

Conheça as vantagens de participar de um leilão judicial

Por ser um evento de compra e venda pública sem fins lucrativos, pensado apenas em quitar dívidas passadas, os leilões judiciais apresentam diversas vantagens aos seus participantes. Confira alguns dos benefícios que só esta modalidade pode proporcionar:

Compra de bens por preços que podem chegar até 30% abaixo dos valores de mercado;
Grande variedade de produtos;
Oportunidade de compra com transparência;
O participante estipula o quanto deseja pagar pelo produto;
Opção de participar dos leilões via internet.

Leilões judiciais: aproveite as melhores oportunidades!

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens de participar de um leilão judicial, faça o seu cadastro na plataforma da Sodré Santoro e aproveite para garantir os lotes de seu interesse com muita economia!

Se você deseja saber mais sobre o universo dos leilões, baixe o nosso e-book Guia Completo Sobre Leilões e fique por dentro de dicas exclusivas e informações complementares para ter sucesso no seu lance.