4 erros para evitar na hora de comprar em um leilão de carros

Seja você um comprador experiente ou um iniciante em leilão de carros, há alguns descuidos que podem fazer com que você não faça um bom negócio. Por isso, listamos os principais erros cometidos na hora de comprar um veículo em leilão.

Assim você saberá exatamente o que não pode deixar de fazer, em hipótese alguma, para ter certeza de que a oportunidade é exatamente o que imagina e que está dentro de suas expectativas.

 

1-Não verificar a origem do veículo

A origem do veículo diz muito sobre ele, não só sobre suas condições e conservação, mas também sobre sua documentação, entre outros. É possível encontrar carros de frotas, de empresas, de financiamentos e de seguradoras.

Por isso, é fundamental observar sua origem. Se o carro vem de frota, por exemplo, ele provavelmente possui pouca quilometragem rodada. Um carro proveniente de seguradora já requer maior atenção, pois é um carro sinistrado, onde é importante verificar o tipo de classificação de sinistro (se é de pequena ou média monta).

Existem até veículos 0 km, que acabam sofrendo algum tipo de avaria no transporte até a concessionária e então são encaminhados pela seguradora para leilão.

Então, na hora de participar de um leilão de carros, o primeiro passo é verificar a origem do veículo.

 

2-Não ler as condições de venda do leilão de carros

As condições de venda dos leilões costumam ser extensas, mas é importante ler todos os itens com atenção. Além de ler as informações e detalhes sobre o lote específico.

Assim você estará a par de como funciona todo o processo e isso vai evitar que você tenha imprevistos em relação a prazo para documentação, retirada do carro, despesas administrativas, entre outros.

 

3-Não realizar a visitação antes do leilão

Antes do leilão de carros é possível realizar uma visitação para ver o automóvel de perto, em dia e horário previamente marcados pelo leiloeiro. Essa etapa é fundamental, pois é possível ver o real estado do carro. Algumas pessoas levam até mesmo um mecânico para uma análise mais técnica das condições do veículo.

Se caso você não puder ir, uma dica é enviar uma pessoa de confiança para olhar o carro por você.

 

 4-Não conferir o valor de tabela do carro

Os carros de leilão costumam ser vendidos com preços até 30% mais baixos que os valores de tabela, mas isso depende muito do lote e dos lances oferecidos. Por isso, pesquise os preços de mercado do carro do qual quer participar do leilão e só dê lances enquanto o valor estiver abaixo da tabela. Afinal, o objetivo de comprar em leilão é fazer um bom negócio, pagando menos do que os preços de mercado.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog ou baixe nosso e-book para saber ainda mais sobre o mercado de leilões.

ebook-guia-completo